“Surpreender-se” é lançado com música, teatro e dança na Unesc

Obra é resultado de 26 anos de escrita do professor Sansone Pereira

Foto: Milena Nandi
- PUBLICIDADE -

Ao entrar no Auditório Ruy Hülse, no campus da Unesc, o público já percebeu que a noite desta sexta-feira (31/3) seria diferente. Recepcionadas por alunos do curso de Pedagogia, as pessoas ganharam um bilhete com a poesia do professor e pesquisador da Universidade, Sansone Pereira. Isso era o início do lançamento do livro “Surpreender-se”, lançado em um evento que misturou diversas manifestações artísticas.

- PUBLICIDADE -

A obra é composta por 65 poesias, desenvolvidas ao longo de 26 anos pelo autor. Ela se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. Segundo Pereira, o livro traz uma linguagem simples e de fácil compreensão. “Esse contato direto é uma forma de contribuir para o resgate da subjetividade, do pensar poeticamente, de ser lírico”, comenta.

O lançamento do livro teve a presença de familiares de Pereira e acadêmicos, além de professores da Unesc que foram ou são alunos do autor ou colegas de trabalho. “Minha autoria poética não é minha. Assim como os poetas, as pessoas com as quais eu me relacionei e me relaciono são inspiração”.

Programação cultural

O encontro contou com o “Teatrando”, projeto do curso de Pedagogia da Unesc, coordenado pela professora Gislene Camargo. A intervenção cênica foi desenvolvida por estudantes que entregaram bilhetes com poesias de Sansone Pereira ao público.

Já os estudantes da terceira e da quinta fase do curso de Artes Visuais da Unesc, sob a direção da professora Katiúscia Angélica Micaela de Oliveira, fizeram um recital com poesias de Pereira.

A Cia de Dança Unesc apresentou a coreografia “Entre los dos un Tango”, interpretada pelos bailarinos e professores Anderson Cristiano e Viviane Candiotto. Houve ainda uma exposição de desenhos dos alunos do Colégio Unesc, orientados pelo professor Luan Grassi Aléssio.

O cantor Fernando Pereira escolheu e musicou três poesias de Sansone Pereira, seu tio avô. Além dele, o canto também ficou por conta do Musical Unesc. O Sarau Unesc também esteve presente, com as músicas e canções populares apresentadas pelos professores Richarles Carvalho e Zeca Virtuoso.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Criciúma

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.