Prefeitos na esperança do Novo Pacto Federativo

Oito chefes de executivo da Amrec participam da marcha em Brasília nesta semana

- PUBLICIDADE -

 

Criciúma

- PUBLICIDADE -

Oito prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) embarcam hoje à tarde rumo a Brasília para participar da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) vai até quinta-feira, 11, apresentando o maior índice de participação dos últimos quatro anos. A expectativa geral dos prefeitos é pelo discurso do presidente Jair Bolsonaro, na terça-feira pela manhã, durante a cerimônia de abertura oficial e o que será anunciado de novidade por parte do Governo Federal.

De Santa Catarina serão 174 prefeitos e prefeitas, segundo a Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Da região estão confirmados os prefeitos de Siderópolis, Morro da Fumaça, Orleans, Nova Veneza, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara e Lauro Müller.

A marcha é considerada um dos maiores eventos políticos da América Latina, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Em 2019, o tema que norteia os debates é Unidos pelo Brasil e foca na mobilização de gestores em torno de pautas que fortaleçam os municípios brasileiros.

A data coincidirá com os 100 dias do Governo Federal. O evento reúne, além de representantes municipais, ministros, deputados e senadores. A presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e dos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, também estão confirmadas.

Entre os temas defendidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a construção de um novo pacto federativo estará em debate na XXII Marcha. O objetivo é unir esforços para, por meio do diálogo, elaborar proposta que permita divisão mais justa dos recursos entre os Entes federados.

Fórum Catarinense

Na agenda dos prefeitos de Santa Catarina, ainda está a participação no Fórum Parlamentar Catarinense, que acontece na quarta-feira, dia 10, às 19h, Plenário II do Anexo II, Câmara dos Deputados.

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Marciano Bortolin
Em: Criciúma

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.