Menos de 50 professores efetivos na Amrec

Efetivos, que assumem dia 1º de fevereiro, foram aprovados em concurso público em 2017 e substituirão ACTs. Iniciativa é positiva mas considerada insuficiente pelo Sinte

Divulgação
- PUBLICIDADE -

Apenas 48 professores efetivos dos 911 nomeados anunciados pelo Governo do Estado, vão tomar posse assumem na região carbonífera. A iniciativa é considerada positiva, mas insuficiente de acordo com a coordenadora do Sindicato Dos Trabalhadores Em Educação De Santa Catarina (Sinte), Regional de Criciúma, Kelli Pacheco. “É pouco pra demanda. Por que não chamar todos e abrir novo concurso?”, questiona Kelli, acrescentando que a educação é sempre deixada pra depois.

Jucilene Antônio Fernandes da gerência de educação de Criciúma (Gered) confirmou as 48 vagas para região. Atualmente são 2,2 mil professores nos 12 municípios que integram a Gered, divididos em 60 escolas. “Ainda assim teremos profissionais ACTs, pois estes ocupam vagas de professores em licença de saúde ou outros. Os professores nomeados agora vão ocupar vagas excedentes nas escolas”, confirma Jucilene. “O concursado é importante para o aluno, pois dá sequência no trabalho”, comenta, acrescentando que com professores temporários, as mudanças acontecem com mais frequência prejudicando o andamento uma vez que as escolas estão sempre se aperfeiçoando com foco na qualidade do ensino. Os professores nomeados já escolheram as vagas nas escolas no final de dezembro e assumem dia 1º de fevereiro.

- PUBLICIDADE -

Nomeação

O governador Carlos Moisés e o secretário de Educação Natalino Ugioni anunciaram essa semana a nomeação de 911 professores efetivos para a rede estadual de ensino. Os professores substituirão os ACTs (Admitidos em Caráter Temporário). A intenção é fazer com que as relações entre professores e alunos sejam mais estáveis, evitando abandono escolar e mais inovação no ambiente educacional. Os professores nomeados foram aprovados em concurso público no ano de 2017. Atualmente a SED possui 40.749 servidores ativos, sendo 36.674 professores, entre efetivos e temporários.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Carla Giassi

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.