Içara busca apoio para solucionar impasse no HSD

Prefeito do município, Murialdo Gastaldon convidou prefeitos e secretários de saúde da Amrec para unir forças. Na semana passada, direção da unidade hospitalar anunciou paralisação dos serviços na maternidade  

- PUBLICIDADE -

 

Marciano Bortolin

- PUBLICIDADE -

Içara

O prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, do MDB, convidou todos os prefeitos e secretários de saúde da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), para uma reunião às 8h15min de hoje. Em pauta, a situação da maternidade do Hospital São Donato (HSD), que suspendeu as atividades na semana passada sob alegação de atraso no pagamento do convênio por parte do Governo do Estado. “Precisamos colocar o apoio de toda a região para o hospital porque tem este contrato que não está sendo cumprido. Com isso sensibilizar o secretário de Estado para o cumprimento do contrato”, pontua Gastaldon.

Na sexta-feira, dia 26, a Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR-Carbonífera) emitiu o ofício nº 7/2019 em que solicita à Secretaria de Estado da Saúde (SES), a continuidade do repasse mensal dos R$ 150 mil de janeiro a dezembro de 2019 para pagamento das despesas da maternidade. Entre as justificativas, a coordenador do CIR, Gláucia Cesa Périco, que assina o ofício, cita que o incentivo é repassado ao HSD desde 2016. “Na época, o Hospital São José (HSJ) de Criciúma, que atendia a maioria dos partos da região, estava de greve e o São Donato ficou referência na região”, descreve no texto.

Além disso, o ofício da comissão enfatiza que o São Donato e o Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), são as únicas opções para atendimento a partos e gestantes, sendo que o HMISC está com a capacidade extrapolada.

Entenda:

A direção da unidade hospitalar e a Administração Municipal destacam que os repasses de R$ 150 mensais não são feitos desde dezembro do ano passado. Além da maternidade, também foi suspensa a habilitação dos 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), decisão tomada em conjunto pelo Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Conselho Diretor.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Marciano Bortolin
Em: Içara

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.