Içara: Santuário realiza programação voltada à Semana Santa

Entre os pontos altos está a encenação da Paixão do Senhor e a missa de Páscoa, que também marca a abertura da semana em preparação à Festa da Divina Misericórdia

Foto: Suelen Bongiolo/DN
- PUBLICIDADE -

Içara

A principal data para a comunidade católica de todo o mundo será celebrada de maneira especial no Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus (SCMJ), em Içara. O complexo religioso localizado na comunidade de Morro Bonito receberá uma ampla programação durante a Semana Santa, em momentos que convidam os fiéis à oração e à reflexão.

- PUBLICIDADE -

A programação iniciou neste domingo, 14, com a procissão e Missas de Ramos. Nos próximos dias ocorrem as confissões individuais e, na quinta-feira, 18, a celebração de Lava-Pés. A principal novidade neste ano será a encenação da Paixão do Senhor, que ocorre às 15h da Sexta-feira Santa. “Saindo da Igreja do Morro Bonito, vamos ter a Via-Sacra encenada por mais de 50 atores de um grupo de teatro de Lauro Müller. Será uma apresentação fantástica, realmente um momento muito especial”, destaca o reitor do santuário, padre Antonio Vander da Silva.

A orientação é que, se o dia for ensolarado, os fiéis levem sombrinhas e guarda-chuvas para se proteger. No fim do dia, às 18h, ocorre a Caminhada da Penitência, que segue em direção à Igreja Matriz São Donato. “Todas as pessoas que participarem devem trazer ramos de marcela e chás, que serão abençoados”, comenta o reitor.

Páscoa e abertura de semana festiva

No sábado, 20, a missa com bênção do Fogo Novo ocorre às 18h. Já no domingo, 21, haverá missas de Páscoa às 11h e às 15h. Para fechar de maneira especial, às 19h, o bispo dom Jacinto Inácio Flach celebrará a missa que também marca a abertura da Semana da Festa da Divina Misericórdia, que ocorre no dia 28 de abril. “A Semana Santa é o momento ápice da fé cristã, é o momento mais profundo: é a ressurreição de Cristo. Então o convite é para todos participarem, estarem conosco, se fazerem presentes no santuário. É uma semana de oração. É uma semana para realmente parar e rezar”, reforça padre Vander.

Programação da Semana Santa no Santuário SCMJ:

CONFISSÕES INDIVIDUAIS
Terça a quinta-feira: Das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min
Sexta-feira Santa: Das 8h às 12h

CEIA DO SENHOR – QUINTA-FEIRA SANTA – DIA 18 DE ABRIL
19h30min – Santa Missa com o Lava-Pés
Adoração ao Santíssimo Sacramento até a meia-noite

PAIXÃO DO SENHOR – SEXTA-FEIRA SANTA – DIA 19 DE ABRIL
6h, 7h, 8h, 9h, 10h e 11h – Via-Sacra
Das 7h às 12h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
15h – Caminhada e encenação da Paixão do Senhor – Saída da Capela do Morro Bonito (Içara) | Celebração da Leitura da Paixão
18h – Caminhada do Senhor Morto – Do Santuário SCMJ até a Igreja Matriz São Donato

VIGÍLIA PASCAL – SÁBADO – DIA 20 DE ABRIL
18h – Santa Missa

PÁSCOA DO SENHOR – DOMINGO – DIA 21 DE ABRIL
11h e 15h – Santa Missa de Páscoa
19h – Santa Missa de abertura da semana em preparação à Festa da Divina Misericórdia (que ocorre no dia 28 de abril)

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Içara

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.