Criciúma: Sorvete ameniza efeitos da quimioterapia em pacientes do Hospital Unimed

Por ser gelado, quando consumido age como anestésico sensorial

- PUBLICIDADE -

A Unimed é a primeira instituição hospitalar da região a oferecer este produto a seus pacientes. O sorvete foi desenvolvido por meio de pesquisas desenvolvidas no Hospital Universitário da UFSC e testada com paciente da instituição hospitalar. “Alguns tratamentos quimioterápicos provocam feridas na boca, como mucosite, náuseas, alteração do paladar e dificuldade para se alimentar. Este tipo de sorvete, específico, possui alguns ingredientes que minimizam estes efeitos”, explica a coordenadora do setor de quimioterapia, Aline Bezerra.

A Unimed Criciúma adquire o produto de uma empresa do setor, responsável pela fabricação. O sorvete é consumido no momento que o paciente recebe a quimioterapia. “O objetivo é diminuir os efeitos da quimioterapia para que o paciente fique melhor durante o tratamento. Ao invés de medicá-lo para aliviar os sintomas, temos esta como primeira opção. Um protocolo foi montado, onde define quais paciente podem consumi-lo”, acrescenta.

- PUBLICIDADE -

O componente nutricional inclui, além de frutas, outros ingredientes como azeite de oliva desodorizado e módulo de proteína. É hipercalórico, hiperproteico, com baixo teor de gorduras saturadas e excelente perfil lipídio. Livre de transgênicos, sem lactose e glúten e fonte de fibra. “Estudos evidenciam a necessidade de complementação alimentar, em diversas situações clínicas, a fim de minimizar os efeitos colaterais do tratamento, bem como, melhorar o estado nutricional do paciente”, afirma a nutricionista Talita Villaim de Souza. * Consulte a cobertura de seu plano de saúde

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.