- PUBLICIDADE -

Tiago Monte

Criciúma

- PUBLICIDADE -

Tem sotaque espanhol na defesa do Criciúma. Apresentado oficialmente na tarde desta quarta-feira como novo jogador carvoeiro, o uruguaio Federico Platero, que completa 28 anos hoje, está pronto para estrear. Quem garante é o próprio jogador. Treinando há quase 15 dias com os companheiros, o jogador deve ser registrado hoje no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e entrará em campo no sábado diante do Metropolitano. “Estou treinando normalmente com os companheiros e estou pronto fisicamente. Lógico que ainda não atuei 90 minutos, mas estou treinando normalmente desde o primeiro dia que cheguei, então, não terei problema”, comentou, em bom espanhol, mas facilmente compreendido pelos repórteres que participaram da entrevista coletiva.

Característica predominante entre os zagueiros uruguaios e argentinos, a força e a raça também são marcas de Platero. “Normalmente é uma característica dos jogadores uruguaios e penso que sou igual. Uso bastante a força e a saída de jogo com toques”, ressaltou.

A expectativa para a estreia no Catarinense é grande e o jogador sabe que terá outro estilo de jogo no Brasil. “É um campeonato muito difícil porque se joga com muita frequência. Quartas e domingos. Seguidamente se joga a cada três ou quatro dias. O Catarinense tem jogadores muito técnicos e rápidos. Se joga muito com toques de bola e velocidade”, enfatizou.

Comunicação tranquila em campo

Como fala apenas poucas palavras em português, Platero poderia sofrer para se comunicar com os companheiros. Entretanto, como atuou com dois brasileiros, na passagem pelo futebol suíço, ele garante que o idioma não será problema. “Eu tento falar um pouco de português. Joguei na Suiça com dois brasileiros e eles conversavam comigo em português. Eu falava espanhol com eles. Conseguíamos nos entender. Isso foi bom para mim. Os companheiros tentam falar devagar, então, eu entendo um pouco”, pontuou.

Ídolo do futebol uruguaio, Diego Lugano teve participação na contratação de Platero. Companheiro de diretoria de Ricardo Rocha, no São Paulo, o ex-zagueiro avalizou a chegada do defensor ao Tigre. Federico confirma a indicação de Lugano. “Eu não me envolvi na negociação, apenas o meu empresário que esteve à frente. Houve uma recomendação do Lugano, pois nos conhecemos do Uruguai”, destacou.

Federico é natural de Montevidéu e iniciou a carreira no Defensor, do Uruguai. Ele já atuou ainda por FC Will, da Suíça, NK Osijek, da Croácia e Mushuc Rusa, do Equador. O Criciúma é o primeiro time brasileiro que ele vai jogar.

Ficha – Federico Platero

Nome: Federico Platero Gazzaneo

Idade: 28 anos

Data de Nascimento: 07/02/1991

Local de Nascimento: Montevideu (URU)

País: Uruguai

Altura: 1,86m

Clubes: Defensor (URU), Mushuc Rusa (EQU), NK Osijek (CRO), FC Will (SUI) e Liverpool (URU)

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.