Criciúma: Kathiê é destaque em disputa

Enxadrista içarense leva o primeiro lugar geral, na segunda etapa do Circuito ACX de Xadrez Rápido

- PUBLICIDADE -

Tiago Monte

Criciúma

- PUBLICIDADE -

Com um total de 112 atletas de toda a região, a segunda etapa do 7º Circuito de Xadrez Rápido, organizado pela Associação Sul Catarinense (ACX) e Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE) Içara, realizada no Nações Shopping, coroou a içarense Kathiê Goulart Librelato. Ela conquistou o primeiro lugar na principal divisão do torneio e o resultado não foi considerado uma surpresa. “É a segunda etapa que ela vence e era uma das favoritas para chegar ao primeiro lugar, ainda que seja uma competição aberta: sem distinção de idade e gênero”, comenta o técnico içarense, Claudionor Pirola.

A enxadrista é a atual campeã Sul-americana sub-20 e número três do Brasil no ranking feminino adulto. Kathiê também faz parte da equipe olímpica brasileira de xadrez. “Ela é um dos grandes destaques da modalidade e o bacana dela estar na competição é que serve de estímulo e referência aos outros atletas”, completa o treinador.

A disputa contou com três divisões de disputas: Principal (acima de 14 anos), Intermediária (até 14 anos) e Escolar (até 10 anos). Foram representadas na competição, as cidades de Braço do Norte, Capivari de Baixo, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Orleans e Sombrio.  “Este é o sétimo ano de circuito, que cada vez mais vem se firmando no calendário regional da modalidade. É um evento especial, principalmente por ser voltado para as categorias de base e os projetos de iniciação ao Xadrez desenvolvidos na cidades da região Sul Catarinense”, reforça Pirola

O campeonato serve também para estimular o intercâmbio de conhecimento entre os jogadores e a prática esportiva entre eles. “Também utilizamos o circuito para descobrir jovens talentos para a modalidade e estamos conseguindo isso. Percebemos alunos como o Enzo e o Ricardo, os primeiros da divisão Escolar, como grandes talentos. Eles já estão treinando conosco na equipe de alto rendimento. A terceira colocada, a Larissa, também trabalha comigo”, finaliza Pirola.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.