Içara: professoras visitam tribo Guarani, no Morro dos Cavalos

A ação faz parte do projeto pedagógico da disciplina para este ano.

- PUBLICIDADE -

Os professores de Artes da Rede Municipal de Içara tiveram um domingo repleto de cultura. Eles visitaram os índios da tribo Guarani, na comunidade de Morro dos Cavalos, em Florianópolis. A ação faz parte do projeto pedagógico da disciplina para este ano.

De acordo com a coordenadora de Artes da Secretaria da Educação Lílian Phillipi, a atividade somou positivamente na formação dos educadores. “Foi um dia para entendermos um pouco mais dos valores dos índios guaranis. Uma cultura muito diferente da nossa e muito rica. Índio é guardião da terra. Eles lutam para proteger os quatro elementos, sem eles ninguém sobrevive. Que possamos também plantar esta semente de proteção ambiental, do bem viver. Nós ouvimos histórias que não estão em livro nenhum, o que já muda a forma como trabalhamos a cultura do índio”, acrescentou Lílian.

- PUBLICIDADE -

“Foi uma troca de aprendizados envolvendo muita gratidão. Assim, vamos criando novos caminhos para o bem viver de todos, e conscientizando a importância da nossa luta, que nos últimos dias esteve na pauta nacional com mobilizações por todo o país”, disse a líder guarani Kerexu Yxapary, que em março esteve em Içara em uma roda de conversa ampliada para vários profissionais. Na oportunidade, eles participaram de duas oficinas, de cerâmica e grafismos Guarani.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.