Edital para escolha de ideias inovadoras será lançado neste mês

Iniciativas selecionadas receberão apoio através do Fundo Municipal de Inovação

Foto: Daniel Búrigo/TN
- PUBLICIDADE -

Criciúma passa a contar com um diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação. O empresário Claiton Pacheco foi o escolhido pelo prefeito Clésio Salvaro para buscar alavancar o setor no município a partir de agora. Anunciado na semana passada, ele assumiu o cargo ontem.

Entre as primeiras missões de Pacheco está a elaboração e lançamento do edital para escolha de iniciativas que receberam recursos através do Fundo Municipal de Inovação, criado no ano passado junto com a Lei de Incentivo à Inovação Tecnológica. “Em abril criamos o Conselho Municipal de Inovação, do qual eu sou presidente, e vamos lançar o edital em maio, onde serão definidos os critérios para escolha das iniciativas”, fala o diretor.

- PUBLICIDADE -

Os valores são provenientes do Imposto Sobre Serviço (ISS) que as empresas de tecnologia pagam e foi estipulado pela Lei de Inovação.

Pacheco é conhecido pela criação da Plurall Coworking e também por ser um dos incentivadores e apoiadores da Lei de Incentivo a Inovação Tecnológica, sancionada por Salvaro no ano passado. “O objetivo é desenvolver este setor. É uma função que não existia e eu fui convidado por tudo que a fizemos ao longo do tempo, como a criação da Plurall, o meu envolvimento na criação da lei de inovação, do fundo municipal (de inovação)”, fala.

Aproximação com a indústria tradicional

Para o diretor, também é importante aproximar a inovação da indústria tradicional, contribuindo assim com o crescimento da economia. “Elas (as empresas tradicionais) não estão longe (da inovação), mas não estão perto.  Esta aproximação teria um bom resultado para elas e em consequência para o município”, acredita.

A indústria tradicional, como a cerâmica, o plástico e o carvão, citados por Pacheco, representam 30% da economia criciumense, enquanto a inovação e tecnologia correspondem a 8%.

*A reportagem completa você confere no Tribuna de Notícias desta sexta-feira, dia 3

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Marciano Bortolin
Em: Criciúma

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.