Atraso na aprovação de reformas gera pessimismo no meio empresarial

Índice de Confiança dos Empresários da Indústria (ICEI) caiu pela quarta vez em 2019, porém empresários acreditam em recuperação nos próximos meses

- PUBLICIDADE -

Marciano Bortolin

Criciúma

- PUBLICIDADE -

A empolgação do meio empresarial na melhoria da economia registrada no ano passado não se confirmou em 2019. O Índice de Confiança dos Empresários da Indústria (ICEI) de Santa Catarina registrou queda de 3,7 pontos entre abril e maio, saindo de 60,8 para 57,1. Esta é a quarta queda seguida deste ano e uma das maiores já registradas na série histórica, que cada vez mais se aproxima da linha divisória dos 50 pontos. No Brasil não é diferente. O ICEI caiu 1,9 ponto, passando para 56,5. O estudo é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

Ainda otimistas empresários da região creditam esta diminuição da confiança a demora na aprovação de reformas como da Previdência, Trabalhista e Tributária.

Dos componentes do ICEI, houve queda de 3,9 pontos do indicador de condições atuais, influenciada pela percepção dos empresários em relação à economia brasileira, que caiu 4,9 pontos. A queda na confiança geral foi puxada pelo indicador de condições da economia, que recuou 3,9 pontos. “O que está acontecendo é uma insegurança na aprovação da Reforma Trabalhista, isto já se previa, que poderia haver uma queda, não tão significativa, mas se previa. No momento em que o Congresso aprove, a confiança do empresário aumenta”, ressalta o vice-presidente Sul da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Diomício Vidal.

Ainda para ele, o momento difícil vivido pela classe política reflete na área empresarial. “Estamos apenas no quinto mês do ano e temos sete meses para recuperar. Há muito trabalho a se fazer. Temos o final do ano que é produtivo, quando as vendas aumentam. Creio que com as medidas do governo vamos superar este momento. Sou muito otimista”, conclui.

*A reportagem completa você confere no Tribuna de Notícias desta quarta-feira, dia 22.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Marciano Bortolin
Em: Criciúma

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.