Urussanga: desfile resgata tradição para a XVI Ritorno Alle Origini

A XVI Ritorno Alle Origini é uma realização da Prefeitura Municipal de Urussanga, por meio da Comissão Central Organizadora (CCO) e Diretoria de Cultura, em parceria com as entidades e associações culturais do município

- PUBLICIDADE -

O uso de vestimentas e utensílios de décadas passadas, costumes como o toque de sinos e a colheita da uva foram alguns dos elementos que envolveram famílias, comunidades e entidades durante o desfile realizado no sábado, dia 18, na praça central de Urussanga. A iniciativa foi um pré-evento da XVI Ritorno Alle Origini, que acontece na cidade de 24 a 26 de maio, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira.

O roteiro do desfile iniciou com a valorização do fundador de Urussanga, Joaquim Vieira Ferreira, sendo sua imagem carregada pelo prefeito da cidade, Gustavo Cancellier, e o brasão do município pelos vereadores José Carlos José e Gilson Casagrande. Famílias ligadas à imigração italiana enalteceram suas histórias com a participação dos descendentes.

- PUBLICIDADE -

Cesconetto, Fontanella, Piovesan, Mariot, Serafin, entre outras, recontaram o legado usando trajes com quase cem anos, como o de Maria Bez Fontana Fontanella, e mostrando as habilidades naquela época, a exemplo da produção de vinho e cachaça.

A religiosidade foi evidenciada pela comunidade de Rio América com objetos, personagens e até o toque dos tradicionais sinos das antigas procissões. Os alunos da Apae participaram vestindo trajes típicos, enquanto a Associazione Trevisani Nel Mondo – Sezione di Urussanga fez a representação de algumas famílias de origem desta província italiana como Bettiol, Biz, Cechinel, Piva, Maccari, Trento, entre outras. A escola de italiano do município também esteve rpesente ressaltando a importância do idioma para o município.

Após o desfile, atrações musicais e gastronômicas atraíram visitantes que estiveram na Praça Anita Garibaldi. Além das exposições culturais e opções gastronômicas o público pode presenciar a apresentação das alunas da oficina de música da Diretoria de Cultura, Maria Eduarda Spadel e Evelyn Agassi, além de uma interpretação ímpar em voz e piano com Duo Itália. A ação finaliza com o acústico de Mário Pacheco.

“O desfile da Ritorno Alle Origini reforçou ainda mais o papel de protagonista que a população urussanguense tem no evento, que é voltado a todo o legado cultural que os colonizadores deixaram no Município”, enaltece o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Sergio Maccari Junior.

Sobre a festa Ritorno Alle Origini:

A XVI Ritorno Alle Origini é uma realização da Prefeitura Municipal de Urussanga, por meio da Comissão Central Organizadora (CCO) e Diretoria de Cultura, em parceria com as entidades e associações culturais do município. Além de atrações musicais gratuitas como o cantor italiano Luciano Bruno e a banda Nenhum de Nós, a tradicional gastronomia e vinhos tipicamente urussanguenses, o evento contará com atividades paralelas, como a integração das comunidades de interior na competição Olimpíadas Coloniais e a presença de atletas nacionais no campeonato Urussanga Skate Park.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.