Padre Vander: “O sofrimento de saber-se inútil”

Hoje, ser parente não significa muita coisa. O vínculo não sobrevive apenas do destino sanguíneo que nos une. Há outras pessoas que são mais importantes em nossa vida que muitos de nossas parentes.

- PUBLICIDADE -

Nossas relações humanas são fortemente marcadas pelas regras da utilidade. Somos o que fazemos. Não seremos eternamente jovem, competentes e úteis. Haverá um momento em que alguém nos substituirá, porque cumprirá melhor as exigências do que fazemos.

Depois de perdermos a utilidade, quem vai querer continuar ao nosso lado? Será que estamos bem posicionados entre os horizontes da utilidade e os horizontes dos significados? O que construímos no dia de hoje será fundamental para as realidades futuras.

- PUBLICIDADE -

Hoje, ser parente não significa muita coisa. O vínculo não sobrevive apenas do destino sanguíneo que nos une. Há outras pessoas que são mais importantes em nossa vida que muitos de nossas parentes.

Não há nenhum crime em elegermos na vida amigos que são mais que irmãos. É bonito identificarmos nas pessoas laços profundos. Viver é escolher. A vida cresce, amadurece e se transforma no impulso de nossas escolhas.

Se escolhermos amar, restarão boas saudades. Se escolhermos a indiferença, restarão remorsos. Não precisamos falar aqui da importância de se cultivar boas amizades para ser feliz. O povo diz com sabedoria que “mais vale um amigo do que dinheiro no bolso”, é verdade. O dinheiro não resolve tudo, mas um bom amigo pode resolver mesmo aquilo que o dinheiro não resolve.

A amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu. Os amigos são testemunhas do nosso passado e o nosso espelho. Através deles podemos nos olhar. Toda amizade é uma aliança contra a adversidade, aliança sem o qual o ser humano ficaria desarmado contra seus inimigos.

A verdadeira amizade nos socorre quando menos esperamos. Podemos esquecer aqueles com quem rimos muito, mas nunca nos esqueceremos daquele com quem choramos. O laço da tristeza é mais forte que o laço da alegria. Os corações que a tristeza une permanecem unidos para sempre.

A fortuna faz amigos. A desgraça prova se eles existem de fato. Aquele que não tem necessidade de ninguém, tem muitos amigos. Quem busca um amigo sem defeito fica sem ninguém. Muito cuidado para não perder um amigo por futilidade.Seja amigo daquele que pode lhe ensinar muitas coisas, mesmo que ele tenha que lhe dizer verdades amargas.
Uma amizade só é valiosa quando um faz o outro crescer. Amigo de verdade é aquele que sabe tudo sobre você e mesmo assim gosta de você. É aquele que o aceita como é, e não se cansa dos seus defeitos.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.