Expectativa de 100 novos policias para 6ª RPM

Com lançamento de concurso para contratação de mil soldados da Polícia Militar, comandante acredita que 10% sejam destinados para a região

Foto: Lucas Colombo/Tribuna de Notícias
- PUBLICIDADE -

Lucas Renan Domingos

Criciúma

- PUBLICIDADE -

A Polícia Militar da Santa Catarina (PMSC) terá, em breve, um acréscimo de mil novos policiais em seu efetivo em todo o Estado. Foi lançado nessa segunda-feira, 24, o edital do concurso para vagas de soldado. As inscrições para o processo seletivo estão abertas e se encerram no dia 22 de julho. A expectativa é de que aproximadamente 100 do total de aprovados sejam direcionados para a 6ª Região de Polícia Militar (6ª RPM), em Criciúma.

Tem sido esse o desejo do comandante da 6ª RPM, coronel Cosme Manique Barreto. Ele lembra que, conforme determinado em edital, a distribuição dos novos soldados ocorrerá por regiões e não por municípios. No caso da 6ª Região de Polícia Militar, o novo efetivo poderá atuar desde Lauro Müller até Passo de Torres.

“Tendo essa formação de policiais militares e conhecendo um pouco como funciona essa distribuição acho possível a gente negociar para conseguir trazer pelo menos 10% desses formados para cá”, projetou. Ao mesmo tempo, o comandante não esconde que, se fosse possível a vinda de mais soldados, eles seriam muito bem-vindos para a 6ª RPM.

“Mas, dentro da atualidade e realidade, se vier o número que estamos projetando será um ganho importante. Daria-nos a possibilidade de uma divisão muito boa onde a gente conseguiria incrementar ainda mais as atividades de policiamento com essa quantidade”, analisou Barreto.

Região se destaca nos atendimentos

O comandante fica ainda mais confiante na vinda do número desejados de policiais quando apresenta os números dos atendimentos realizados pela PM na região. “Acompanhamos diariamente um mapa de dados que temos e somente neste ano de 2019 já foram 25 mil ocorrências atendidas pelos nossos policiais”, destacou.

Atualmente a 6ª RPM tem sob sua responsabilidade o policiamento em 27 municípios. “Com esses dados, somos a terceira região do Estado a realizar o maior número de atendimentos. Isso porque tem regiões maiores, como é o caso de Itajaí, onde tem turistas nas praias constantemente e locais a região de Blumenau, onde a população é maior”, afirmou o coronel.

A última vez que a PMSC teve o ingresso de novos policiais militares foi em 2017. Atualmente são 777 policias em trabalhos na região. A conta é de que, até novembro, os aprovados nas provas e testes físicos sejam convocados. “Daí começa a escola de formação, que dura em média uns oito meses. Então os policiais deste concurso começarão a trabalhar depois do meio do ano que vem”, completou Barreto.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.