Economia & investimentos: “Quero me aposentar”

Destacamos que para uma aposentadoria tranquila é imperativo escolher ativos que gerem ganhos reais acima da inflação.

- PUBLICIDADE -

Maria Terezinha Milanez
Assessor de Investimentos

Antes de falarmos de aposentadoria, gostaríamos de saber se você já tem reservas suficientes para cobrir qualquer imprevisto. Chamamos isso de “reserva de emergência” e recomendamos que tal quantia seja algo entre 6 a 12 meses de seus gastos mensais. Esta reserva é uma segurança de que o valor que você está guardando para sua aposentadoria não será utilizado para outra finalidade e ela deve ser feita em ativos com baixo risco e fáceis de serem resgatados.

- PUBLICIDADE -

Voltando para o nosso objetivo inicial, que é formar uma carteira com um horizonte de investimentos ao longo prazo, destacamos que para uma aposentadoria tranquila é imperativo escolher ativos que gerem ganhos reais acima da inflação. No mercado encontramos títulos indexados ao IPCA, tais como títulos de emissão do Tesouro Nacional (Tesouro IPCA+) e de emissão privada (como debêntures, CRI, CRA). Também podemos investir em renda variável como uma alternativa (mais arriscada) para quem busca rendimentos acima da inflação.

Os títulos públicos são os ativos de menor risco de crédito da economia, pois são garantidos pelo Governo Federal. Nestes títulos do tesouro, indexados ao IPCA, os preços variam diariamente, assim, podemos minimizar riscos mantendo os títulos até o vencimento. Dependendo do seu perfil, pode-se considerar investir em ativos de maior risco, tais como debêntures de empresas privadas e renda variável (ações, ETFs, fundos de ações).

Procure um assessor de investimentos, junto com você, ele irá encontrar o produto adequado ao seu objetivo e com o seu perfil de risco.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.