Economia & investimentos: “Fundos multimercado”

Como o próprio nome sugere, são fundos que podem operar em diversos mercados: ações, moedas, juros, renda fixa, renda variável, ativos no exterior, commodities.

- PUBLICIDADE -

MATHEUS ROSSO
ASSESSOR DE INVESTIMENTOS

Pouco conhecidos para grande parte dos investidores brasileiros, os fundos multimercado são uma ótima opção para diversificação de carteira e estratégias em único produto. Mas, o que são esses fundos? Como o próprio nome sugere, são fundos que podem operar em diversos mercados: ações, moedas, juros, renda fixa, renda variável, ativos no exterior, commodities.

- PUBLICIDADE -

Cada fundo possui um gestor e uma estratégia de investimentos. Conhecer quem é o gestor e o que ele pensa, qual a estratégia de longo prazo e quais os custos envolvidos são passos fundamentais para quem deseja ingressar neste mercado.

Em termos de risco, são classificados como de baixa, média ou alta volatilidade (aqui, volatilidade e risco podem ser considerados sinônimos). Portanto, o investidor deve estar atento a essa classificação, uma vez que fundos de alta volatilidade, por exemplo, geralmente entregam retornos muito maiores no longo prazo, mas sofrem grandes flutuações ao longo do tempo.

Nos EUA, esses fundos são conhecidos como HEDGE FUNDS e muitos de seus gestores são bilionários de renome internacional. Um deles, George Soros. No Brasil, esse mercado começa a florescer, uma vez que se tornou alternativa bastante interessante para quem desconhece o mercado como um todo, já que o investidor contará com um gestor especializado e profissional na administração dos seus recursos.

Sempre importante lembrar a necessidade de verificar o seu perfil de investidor e se o produto é realmente recomendado para seus objetivos. Vale a pena conferir.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.