Economia & Investimento: “Sobre mercado de capitais”

Resumindo, debênture é um título que representa uma dívida que uma determinada empresa possui junto aos detentores desses papeis.

- PUBLICIDADE -

MATHEUS ROSSO – ASSESSOR DE INVESTIMENTOS

O mercado de capitais brasileiro começa a dar claros sinais de uma vigorosa retomada. Nos primeiros meses do ano de 2019, o volume de emissões das chamadas debêntures incentivadas já supera o total de emissões deste tipo durante todo o ano de 2018.
Mas, afinal, o que são debêntures? Para simplificar a vida do leitor, vamos comparar esse título com uma ação. Quando você compra uma ação de uma companhia, torna-se sócio desta, tendo direito receber parte do lucro da empresa – evidentemente se a empresa obtiver lucro.

- PUBLICIDADE -

Por outro lado, sempre que adquirir, no mercado, debêntures de uma empresa, o investidor terá o direito de receber uma taxa de juros previamente acordada. Em outras palavras, você torna-se um credor da companhia. Ao invés de a empresa tomar recursos emprestado junto aos bancos, tomou com o público em geral. Resumindo, debênture é um título que representa uma dívida que uma determinada empresa possui junto aos detentores desses papeis.

O diferencial das debêntures incentivadas está no fato de que os recursos captados pelas empresas devem ser destinados a aplicação em infraestrutura. Por essa razão, o governo federal concedeu um incentivo fiscal isentando as pessoas físicas de imposto de renda sobre os rendimentos auferidos nestes papéis.

Evidentemente que, antes de comprar esse tipo de papel, o investidor deve certificar-se acerca do risco de crédito da companhia emissora e outros riscos, como o de taxas de juros, bem como verificar se o investimento é o mais adequado ao seu perfil e objetivo.
De toda maneira, o florescimento deste mercado no Brasil abre excelentes oportunidades para quem está em busca de melhores rendimentos em renda fixa, além daqueles comumente apresentados pelos bancos tradicionais. Vale a pena conhecer.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.