Serviços de radiologia terão que disponibilizar alvarás sanitários

Obrigatoriedade foi imposta em lei sancionada pelo governador Colombo e proposta pela deputada Ana Paula Lima

Divulgação
- PUBLICIDADE -

Florianópolis

Os serviços de radiologia, diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, atuantes no Estado, terão de  disponibilizar aos usuários os Alvarás Sanitários de suas instalações e equipamentos. A obrigatoriedade foi estabelecida através da Lei nº 17.478/2018, sancionada pelo governador em janeiro.

- PUBLICIDADE -

A Lei nº 17.478/2018, de autoria de deputada Ana Paula Lima (PT), foi aprovada pela Assembleia Legislativa de SC em dezembro de 2017.  O projeto foi apresentado pela parlamentar no início daquele ano a partir de reclamações sobre problemas existentes sobre os mamógrafos em funcionamento no Estado e que atendem  ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O tema foi debatido em audiência pública na Alesc, em 2016, oportunidade em que a Vigilância Sanitária informou que no Estado haviam mamógrafos funcionado de maneira irregular e considerados não aceitáveis pela órgão.

Segundo a deputada Ana Paula Lima, os usuários podem e devem ser informados pelos prestadores de serviços, entretanto, tal informação não estava disponível para acesso imediato, sendo entregue apenas para aqueles que insistirem em verificar tais licenças dos equipamentos.

“Queremos evitar diagnósticos equivocados e que coloquem em risco os pacientes”, disse Ana Paula. “Por isso, é muito importante que os prestadores desse serviço disponibilizem em suas salas de recepção essas informações, pois, além da transparência nas informações, garantem mais segurança aos pacientes”, destacou.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Redação DN Sul
Em: Florianópolis

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.