Alunos Unesc desenvolvem atividades no projeto Viver-SUS

Vivências ocorrerão neste mês, tanto na universidade quanto nos municípios da Amrec. Inscrições para participar do programa seguem até o dia 11 de julho

Foto: Arquivo/Unesc
- PUBLICIDADE -

Criciúma

Os alunos da Unesc agregam conhecimento para a formação acadêmica e humana também por meio de atividades em projetos que envolvem a comunidade. Um deles é o Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (Viver-SUS), que está com inscrições abertas até 11 de julho. O projeto é destinado para acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia, que irão desenvolver atividades em cenários de práticas de Saúde Coletiva na região carbonífera.

- PUBLICIDADE -

O projeto será desenvolvido entre os dias 19 e 20 de julho (presencial na Unesc) e 23 a 25 de julho (nos municípios participantes). Os interessados devem se inscrever na secretaria da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, localizada no segundo andar do prédio da Reitoria, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, com a documentação solicitada no edital. Serão disponibilizadas até cinco vagas para cada curso.

Segundo a pró-reitora acadêmica da universidade, Indianara Reynaud Toreti, o Viver-SUS ocorre por meio de parceria entre Unesc e Secretarias de Saúde dos municípios da Amrec, para que acadêmicos possam vivenciar experiências no SUS durante o período de recesso escolar. “As experiências vivenciadas permitem aos acadêmicos compreender a realidade de saúde de nossa região, qualificando, ainda mais, sua formação acadêmica. Em equipes multiprofissionais, compostas por acadêmicos, professores, profissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva/Saúde da Família e equipe de saúde municipal, ocorre o reconhecimento desta realidade e o delineamento de ações a serem desenvolvidas em cada município participante”, explica.

As vivências ocorrem nos turnos matutino e vespertino, sendo o período noturno destinado para momentos de diálogo e troca de experiências relacionadas às atividades realizadas, bem como para o planejamento das atividades para o dia seguinte.

Os participantes terão transporte durante o período de imersão no sistema de saúde, ida e volta entre o município e a Unesc, alimentação e material didático. Ao fim da atividade, será emitido certificado de participação pelo período das vivências, totalizando 60 horas.

O Viver-SUS Unesc é uma adaptação do projeto de âmbito nacional de nome VER SUS. A sexta edição do projeto na universidade é conduzido pela Pró-Reitoria Acadêmica, por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, com apoio do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e municípios da Amrec.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Criciúma

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.