Udesc: Livro de Ensino de Graduação é lançado

Com relatos de boas práticas na instituição, publicação contempla resumos de docentes e discentes da universidade sobre temas diversos

- PUBLICIDADE -

Florianópolis

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou o primeiro volume do Livro de Ensino de Graduação. A publicação tem 21 relatos de boas práticas desenvolvidas por professores da instituição. O livro é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), com apoio da Editora e da Secretaria de Comunicação (Secom).

- PUBLICIDADE -

Com 50 páginas, o projeto contempla resumos de docentes e discentes da universidade sobre temas diversos, como inclusão pedagógica, inovação tecnológica, avaliação de disciplinas, formação docente, estágio curricular supervisionado, inteligência computacional, práticas de ensino e egressos, entre outros. Alguns relatos têm relação direta com iniciativas da Proen, como os programas Núcleo Docente Estruturante (NDE), de Monitoria e de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg).

Trabalho contínuo e coletivo 

Para a pró-reitora de Ensino, Soraia Tonon da Luz, a obra concretiza um trabalho contínuo e coletivo, realizado por meio da parceria com o Colegiado de Diretores de Ensino de Graduação da instituição. “Atenta aos desafios do ensino superior e à importância da valorização do ensino de graduação, a Udesc vem implementando programas, projetos e editais institucionais com a finalidade de fomentar e oportunizar a execução de práticas exitosas incorporadas no cotidiano dos docentes e discentes”, afirma a professora.

Segundo a pró-reitora, a coleção terá periodicidade anual e o volume inaugural conta com uma tiragem impressa de 300 exemplares, que será distribuída aos centros.

Política de Formação Continuada 

O lançamento do livro ocorreu durante o encontro de formação continuada, o quarto e último deste ano, realizado no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis.  O reitor, Marcus Tomasi, prestigiou a abertura do evento.O encontro também contou com a apresentação da proposta sobre a Política de Formação Continuada da Udesc, elaborada conjuntamente, a partir das proposições dos centros de ensino, e discutida coletivamente com os diretores de Ensino de Graduação.

Durante o evento, a proposta recebeu a apreciação dos professores Wanda Pacheco, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e Sérgio Antonio da Silva Leite, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que atuaram como convidados no encontro. O texto será encaminhado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que deve abordar o assunto em sua primeira reunião no ano que vem.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.