Criciúma: Estudantes da Satc farão instalação elétrica em escola municipal

Trabalhos serão realizados na Escola Santa Rita de Cássia, no bairro Milanese

Foto: Divulgação/Satc
- PUBLICIDADE -

Criciúma

Alunos do curso técnico em Eletrotécnica e do superior em Engenharia Elétrica, acompanhados de professores, farão a instalação elétrica na Escola Municipal Santa Rita de Cássia, localizada no bairro Milanese, em Criciúma. A iniciativa faz parte de uma parceria com a Administração Municipal, que já resultou na confecção dos projetos elétricos de unidades escolares.

- PUBLICIDADE -

Agora, os alunos vão colocar a mão na massa. Ou melhor, nos fios elétricos e tomadas. Na semana passada, os estudantes estiveram no bairro Milanese para conhecer melhor a escola. “A turma da 2ª fase de Eletrotécnica fará a execução das instalações, sempre com os professores junto”, ressalta o coordenador do curso, Gilberto Fernandes.

Aliás, a segurança dos alunos é prioridade. “Nós praticamos em laboratório para que eles possam desenvolver de forma real, dentro de uma edificação onde vai ser habitada ou de circulação de pessoas”, esclarece o professor de Instalações Elétricas, Samuel Tavares Anselmo.

Nesta primeira etapa, foi decidido o material que será utilizado e a divisão de espaços e equipes, já que uma será responsável por uma sala. Conforme a professora de Engenharia Elétrica Franciele Ronchi, pelas necessidades da escola, os trabalhos de instalações serão divididos em duas etapas. “Esse projeto é uma parceria com a Prefeitura em que fazemos a vistoria das escolas públicas municipais, observando as instalações elétricas. Nessa nova etapa a Satc se propôs a fazer também a instalação”, explica a professora.

Prática de estudo

O projeto foi desenvolvido pelo acadêmico de Engenharia Elétrica da Faculdade Satc Marcos Antônio Martins Giassi. “Fui o responsável de vir até a escola, fazer o levantamento completo e ver o que vai ser necessário”, comenta. Nessa etapa ele estará auxiliando e passando os dados para os alunos do técnico.

A iniciativa de realizar algo prático motiva as turmas. Vinicius Scremin Freire, 16 anos, está entusiasmado para a realização do trabalho. “É uma grande experiência poder estar aqui realizado esta instalação, pois antes era apenas em sala e hoje estamos pondo em prática”, conta.

Apoio da comunidade

A Escola Municipal Santa Rita de Cassia atende crianças e adolescentes desde a educação infantil até o ensino fundamental. A recuperação da rede elétrica era algo esperado pela coordenação e pais. “A escola completa 50 anos e a fiação está danificada. Quando foi falado dessa parceria com a Satc, passei a informação para os pais e eles ficaram contentes”, ressalta a diretora da instituição, Elenita de Aguiar.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Criciúma

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.