Criciúma: Aluna do Senai é destaque em concurso estadual

Estudante concorreu com com mais de mil acadêmicos, de diversas universidades de Santa Catarina. Iniciativa consiste no desenvolvimento de um tecido mais resistente a altas temperaturas

Foto: Divulgação/AM
- PUBLICIDADE -

Criciúma

O curso superior em Tecnologia em Design de Moda Senai/Unesc está em ritmo de comemoração. A estudante Ana Elize Magagnin, da 7ª fase, foi selecionada para a segunda etapa do Concurso Estadual do Concurso Universitário de Negócios Inovadores do Sebrae/SC. A iniciativa da aluna, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é o desenvolvimento de um tecido mais resistente a altas temperaturas, do que os disponíveis atualmente no mercado. Inicialmente 1,2 mil ideias foram inscritas por alunos de diversos municípios catarinenses, mas apenas 100 foram selecionadas, entre elas está a de Ana Elize.

- PUBLICIDADE -

Sob a orientação da professora e coordenadora do curso superior em Tecnologia em Design de Moda Senai/Unesc, Charlene Vicente Amâncio Nunes, a aluna teve a motivação em utilizar a nanotecnologia a favor da moda. “Temos uma proposta de projeto inovador, que utiliza novas tecnologias em benefícios à sociedade. O resultado desta pesquisa, que é o desenvolvimento do tecido resistente a altas temperaturas, contribuirá com os profissionais que estão expostos ao calor, com uma roupa mais apropriada em termos de resistência, como por exemplo, os bombeiros que aumentarão tempo de exposição ao fogo sem comprometer sua saúde e um minuto a mais pode ser decisivo para salvar vidas”, comenta Charlene.

Se aprovada na segunda etapa, onde as 25 melhores ideias serão selecionadas, a estudante terá a chance de concorrer a uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. “Sempre foi um assunto que despertava curiosidade e interesse. A primeira vez que escutei falar sobre nanotecnologia foi no Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), que também foi um concurso que participei logo no primeiro e segundo semestre da faculdade. A palestra foi apresentada pela Nanovetores, que é uma empresa de Santa Catarina que aplica nanotecnologia em diversos produtos, entre eles, estão os têxteis”, explica Ane Elize.

“A primeira e segunda etapa ocorrem de forma on-line, sendo assim, posso contar somente com o auxílio da minha orientadora. Dentro da plataforma do concurso são ofertados treinamentos, para que possamos realizar as atividades com maior facilidade e compreender o que estão solicitando aos participantes. Estou muito esperançosa, quero muito conseguir essa classificação para a próxima etapa e poder ter o auxílio de muitas pessoas capacitadas e inteligentes. Dessa forma, possibilitando os melhores direcionamentos para a elaboração deste projeto, para que finalmente ele possa sair do papel”, complementa a estudante.

Saiba mais

O concurso é uma iniciativa do Sebrae Santa Catarina, que tem o objetivo de promover a cultura do empreendedorismo junto aos universitários catarinenses; incentivar o espírito de inovação nos participantes; promover a prática do planejamento empresarial, modelagem e execução de uma ideia de negócio; e ainda contribuir para que os estudantes possam, futuramente, montar seu próprio negócio de forma planejada, desenvolvendo a sensibilidade para identificar oportunidades de negócios inovadores.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Criciúma

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.