Desenvolvimento pauta encontro da Acic e Prefeitura

Prefeito Clésio Salvaro participou da reunião de diretoria da associação empresarial

Foto: Divulgação/Acic
- PUBLICIDADE -

Criciúma

Com o intuito de integrar a gestão municipal e a classe empresarial, propondo um trabalho em conjunto para contribuir com o crescimento econômico da cidade, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebeu na noite dessa segunda-feira, 11, a presença do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e do vice Ricardo Fabris. O encontro também contou com a presença dos secretários Celito Cardoso (Fazenda), Katia Smielevski (Obras), Francielle Gava (Saúde) e Douglas Nazário (Comunicação), além do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Gelson Philippi, assim como de representantes do Conselho Superior da Acic.

- PUBLICIDADE -

“A Acic acredita que toda a sociedade deve unir forças e competências coletivas para que novos investimentos aportem na nossa cidade. Precisamos nos preocupar com um planejamento econômico que atraia novos negócios e retenha também as empresas atuais”, pontua o presidente da Acic, Moacir Dagostin. “Nesta linha, a Acic também está planejando uma série de eventos até o próximo ano para discutir o desenvolvimento do Sul”, reforça.

O prefeito de Criciúma apresentou as ações que o governo está realizando, especialmente, na área da saúde e da educação. Na saúde, explanou a grande preocupação com os  recursos direcionados ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC). “Precisamos, com urgência, que o Estado assuma este hospital, que possui um custo mensal de R$ 1 milhão. Ou o Estado ajuda ou teremos que reduzir a estrutura, direcionando o atendimento somente para o município de Criciúma”, coloca.

A estadualização do HMISC é uma bandeira da atual gestão da Acic e, conforme o presidente da entidade, não há dúvidas que a transferência da gestão para o Governo do Estado é o melhor caminho.

Documento ao Governo do Estado

A associação empresarial e a Prefeitura enviarão ao Governo do Estado um documento solicitando o encaminhamento da estadualização da gestão do hospital. Neste documento, definido durante a reunião, também será solicitada urgência na revitalização da Rodovia Jorge Lacerda, na licitação do Centro de Inovação e na conclusão do Anel de Contorno Viário.

O presidente da Acic também reforçou com o gestor municipal um plano de revitalização da Rodovia Luiz Rosso.

Áreas industriais

Os empresários também destacaram a importância de se mapear todas as áreas disponíveis para a instalação de indústrias, não só as que estão no plano diretor, mas também as privadas. “Contratamos uma empresa para realizar um plano de manejo da APA do Morro Albino, Estevão, Mãe Luzia e Cechinel, para que assim tenhamos um diagnóstico de cada imóvel e se ele ainda precisa ser preservado. A partir deste plano podemos saber se essas áreas da APA podem vir a ser retiradas e direcionadas ao comércio, a indústria ou para residências. Estamos também realizando um diagnóstico ambiental de todos os imóveis ao longo do Rio Criciúma, e seus principais afluentes e nascentes, para definir a área de APP”, destaca a secretária de Obras, Katia Smielevski.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Criciúma

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.