Agricultores avaliam safra do arroz irrigado

Safra continua acima da média dos últimos dez anos, mas ainda não é suficiente para redução do preço do arroz

Evento reunirá lideranças do setor na região para avaliação da colheita
- PUBLICIDADE -

A 26º reunião de Avaliação de Safra do Arroz Irrigado da região sul de Santa Catarina receberá agricultores e lideranças do setor na região para discutir os resultados da colheita. O evento será realizado nessa quinta-feira, 17, a partir das 8h30 no Centro de Treinamentos da Epagri, em Araranguá. A ação é promovida pela Epagri, por meio das Gerências Regionais de Araranguá, Criciúma, Tubarão e da Estação Experimental de Itajaí.

De acordo com o coordenador do projeto grãos da Epagri na região Sul, Douglas George de Oliveira, a avaliação da safra é realizada através de pesquisas nos municípios produtores. “Os municípios de Criciúma, Tubarão e Araranguá são responsáveis por 64% da produção estadual, com 94.900 hectares plantados. Somente em Araranguá temos 30%. Nesse evento estarão presentes os 33 municípios que trabalham com a produção do arroz”, afirma Oliveira.

- PUBLICIDADE -

Resultados dentro da expectativa

De acordo com Douglas, a safra continua acima da média dos últimos dez anos. Entretanto, ainda não é o suficiente para redução do preço do arroz. “É possível que tenhamos uma queda de 20% na receita em comparação ao último ano. A saca que estava R$ 41 será comercializada R$ 32. Esses resultados já eram esperados, pois no ano passado tivemos uma safra história.”, comenta.

No último ano, o Sul de Santa Catarina colheu 736 mil toneladas de arroz irrigado na safra 2016/17. O número foi 10% superior ao período anterior e o maior da história na região.

PROGRAMAÇÃO

  • 8:30 – Inscrições e café
  • 8:45h – Abertura Oficial
  • 9:00h – Resultados de unidades demonstrativas e avaliações regionais – Eng. Agr. Donato Lucietti Epagri/Coordenador estadual do programa grãos
  • 9:45h – Avaliação da Safra do Sul Catarinense – Eng. Agr. Douglas George de Oliveira, Epagri/GRAR
  • 11:00h – Outorga de direito de uso dos recursos hídricos – Bruno Henrique Beilfuss – Diretor de Recursos Hídricos/SDS
  • 11:45h – Análise do custo de produção da safra 2017/2018 – MSc.  Reginaldo Ghelere, Gerente da Epagri/Gerência Regional de Araranguá.
  • 12:30h – Almoço e encerramento

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Luana Mello
Em: Araranguá

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.