Unesc recebe homenagem da Amrec pelos 50 anos

Dezenas de pessoas prestigiaram mais uma honraria recebida pela instituição, no evento que ocorreu ontem no Auditório Ruy Hülse

Foto: Matheus Reis/DN
- PUBLICIDADE -

Matheus Reis

Criciúma

- PUBLICIDADE -

Os 50 anos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), celebrados no dia 22 de junho deste ano, continuam a ser lembrados. Na noite de ontem foi a vez da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) homenagear a instituição responsável, segundo o presidente da associação e prefeito de Siderópolis, Helio Cesa, o Alemão (MDB), pelo desenvolvimento do Sul do estado. Na Assembleia Geral da Amrec, que reuniu dezenas de pessoas no Auditório Ruy Hülse, na universidade, Alemão fez questão de frisar o papel da instituição na economia dos municípios.

O presidente reconheceu a função que, para ele, é a primordial da Unesc: formar mão de obra qualificada. “É claro que precisamos prestigiar o trabalho que tem sido feito pela magnífica reitora Luciane Ceretta, contudo, muitas pessoas têm papel fundamental neste desenvolvimento”, ressalta Alemão ao lembrar-se da visão tida pelo então prefeito Ruy Hülse, quando fundou a Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), que hoje é mantenedora da universidade.

Alemão reiterou a gratidão dos 12 municípios da Amrec com a Unesc. Conforme o presidente, de todos os estudantes da universidade, mais de 6500 são da Região Carbonífera. “A instituição é formadora de opinião e, além disso, com toda a pesquisa que é desenvolvida aqui, as nossas cidades se tornam melhores lugares para se viver”, acrescenta.

“Digital da Unec”

O prefeito de Içara Murialdo Gastaldon (MDB) completa a fala de Alemão ao lembrar que o Plano Diretor do município tem “digital” da Unesc e que uma das principais obras planejadas neste momento na cidade, o novo Paço Municipal, tem participação de uma acadêmica. “Nós somos a segunda cidade da Amrec em número de alunos. Não conseguiremos enumerar as mudanças que estes profissionais formados aqui geram em Içara”, aponta.

Universidade consolidada

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, afirmou que esta é mais uma honra para a Unesc. “Ao sermos homenageados acreditamos que a Unesc é uma universidade consolidada e com um papel fundamental para toda a região e com o desenvolvimento do Sul. Somos uma universidade comunitária e que está junto da comunidade, por isso tantos frutos são vistos, sejam no nosso ensino de qualidade, na pesquisa internacionalizada ou na extensão, que abre tantos braços para a sociedade”, reconhece.

Luciane recebeu das mãos do prefeito Helio Cesa uma placa que firma a homenagem da Amrec. Além disso, ela e o vice-reitor Daniel Preve ganharam cestas com produtos que caracterizam a diversidade dos 12 municípios da Região Carbonífera.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.