- PUBLICIDADE -

Balneário Rincão

A tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Balneário Rincão, será marcada, neste ano, por um fato especial. Na sexta-feira, 02 de fevereiro, membros das oito comunidades católicas do município participarão da celebração de instalação da nova Paróquia São Francisco de Assis. A cerimônia será antecedida pela transladação das imagens do Padroeiro e de Nossa Senhora dos Navegantes (padroeira da comunidade Centro), com saída às 19h30min da igreja Menino Jesus de Praga, na região norte do município. Às 20 horas, o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, presidirá a santa missa que também marcará o início da missão de padre Bento Ailton Zilli como pároco da nova paróquia. A celebração integra a festa que perdura até domingo, e contará com a bênção das velas.

- PUBLICIDADE -

“Desde quando assumi em Vila Nova, há três anos, já se falava que as comunidades do Balneário Rincão tinham uma característica diferente e que seria interessante se pensar numa paróquia ali. No final daquele ano, isso se confirmou, a partir do Conselho de Pastoral e da decisão do Bispo e, no ano seguinte, começou-se a pensar na área pastoral. No início de 2016, ela foi organizada e começou a funcionar, pastoral e economicamente, já desvinculada da Paróquia São Miguel Arcanjo, de Içara”, relata o futuro pároco e atual responsável pela área pastoral, padre Bento Zilli.

Escolha do Padroeiro

Conforme o presbítero, foi numa reunião do Conselho de Pastoral, com a presença da Coordenação Diocesana de Pastoral, que as lideranças escolheram o nome do padroeiro. De acordo com Zilli, a princípio, o nome mais cogitado foi o de Nossa Senhora dos Navegantes, porém, fora dada a orientação de que houvesse um padroeiro ou padroeira exclusivo à Paróquia, diferente aos das comunidades integrantes. “Caso fosse escolhido um das comunidades, aquela comunidade ficaria com outro padroeiro, pois aquele seria o da paróquia. Como na comunidade Rincão Centro já é tradição a caminhada tendo Nossa Senhora dos Navegantes como padroeira, permaneceu. Cada comunidade ficou com o seu padroeiro e o nome sugerido e mais acolhido foi o de São Francisco de Assis. No dia 04 de outubro do ano passado, festa do Santo, tivemos uma celebração na comunidade Pedreiras, na presença do Bispo, e ali foi oficialmente anunciada e denominada a Paróquia São Francisco de Assis”, explica o sacerdote.

Comunidades já organizadas

Segundo padre Bento, a nova paróquia contará com oito comunidades já organizadas e uma em fase de organização, que é a Menino Jesus de Praga: hoje um local de celebração e, futuramente, uma nova comunidade. “Todas as comunidades tem três missas durante o mês e nós distribuímos o atendimento de maneira igualitária. Por vezes, as comunidades Centro e Pedreiras tem uma missa a mais, por serem maiores. Mas a organização paroquial não vai ter presente um local onde haverá mais celebrações ou onde as coisas se concentram, naquele estilo de comunidade matriz, como conhecemos em muitas paróquias”, declara o futuro pároco.

A nova paróquia, no modelo “comunidade de comunidades”, organizou um local de atendimento provisório, nas sextas-feiras, aos fundos da igreja do Rincão Centro, até que seja construída a sede da secretaria paroquial, na comunidade de Pedreiras.

Sobre sua organização pastoral, padre Bento conta que os serviços de pastoral e movimentos existentes na futura paróquia foram organizados em três setores: litúrgico-celebrativo, catequético-formativo e administrativo-financeiro. “Temos como prioridade na Paróquia e já começamos a trabalhar fortemente o espírito missionário, mas dentro dos Grupos Bíblicos em Família. Nossa prioridade é a missionariedade a partir dos Grupos, através da evangelização nas casas. Já tivemos um aumento significativo destes no período do último Advento e Natal”, informa.

Confira os nomes das comunidades que farão parte da nova paróquia:

Nossa Senhora Aparecida – Pedreiras – Balneário Rincão
Nossa Senhora dos Navegantes – Centro – Balneário Rincão
Sagrada Família – Rincão Sul – Balneário Rincão
Santa Rita de Cássia – Lagoa dos Freitas – Balneário Rincão
Santo Antônio – Barra Velha – Balneário Rincão
São Brás – Mirasol – Balneário Rincão
São Jorge – Lagoa dos Esteves – Balneário Rincão
São Sebastião – Urussanga Velha I – Balneário Rincão

(Colaboração: Bibiana Pignatel / Comunicação Diocese)

Divulgação
-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Redação DN Sul
Em: Balneário Rincão

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.