Morro da Fumaça: escola comemora 30 anos

Instituição atende 62 alunos da comunidade Vila Rica, no Distrito de Estação Cocal, e conta atualmente com 17 funcionários

- PUBLICIDADE -

Luana Mello

Morro da Fumaça

- PUBLICIDADE -

A história da Escola Básica Municipal Ignácio Mrotskouski, na comunidade Vila Rica, em Morro da Fumaça, iniciou no ano de 1983, em um pequeno salão de festas alugado. Quem relembra com saudades é a professora Albani Nandi da Rosa, uma das primeiras a aceitar o desafio de lecionar na instituição. Na época, a instalação de uma unidade escolar foi uma revindicação dos moradores e o espaço recebia diariamente 28 crianças. Somente depois de cinco anos, após a doação do terreno pelo morador Francisco Mrotskouski, foi construído um espaço adequado para receber os estudantes.

No entanto, mesmo melhorando as condições de ensino, a instituição foi construída com apenas duas salas de aula, dois banheiros, um lavatório, uma sala para secretaria e uma cozinha. “Era tudo muito apertado. Quando saíamos era preciso amontoar as mesas menores da educação infantil e colocar as maiores para os outros alunos estudarem. Um trabalho imenso todos os dias”, relembra a professora.

Confira a matéria completa na edição do jornal Diário de Notícias de quarta-feira, 7.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.