Içara: Procon faz recomendações para compras de Dia das Crianças

O Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) assegura uma garantia de 90 dias para produtos duráveis - sendo nacionais ou importados.

- PUBLICIDADE -

Com a proximidade do Dia das Crianças, o comércio já começa a se preparar para alavancar as vendas de produtos e artigos infantis. Antes de o consumidor ir às compras, o Procon de Içara faz algumas recomendações na hora das aquisições.

Segundo a diretora executiva do Procon de Içara, Karoline Calegari, os compradores devem prestar atenção nas características dos produtos. “Os brinquedos devem apresentar informações instrutivas. Os pais podem dar preferência aos brinquedos educativos, que estimulem a inteligência, o raciocínio e a socialização da criança”, disse.

- PUBLICIDADE -

O Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) assegura uma garantia de 90 dias para produtos duráveis – sendo nacionais ou importados. O consumidor, antes de fechar a compra, pode e deve realizar pesquisa de preços e verificar se o fornecedor oferece garantias maiores, por meio de um documento escrito como o Termo de Garantia.

Outra recomendação é evitar o mercado informal, pois, em razão da falsificação, podem ocorrer vários problemas e não existe um fornecedor responsável facilmente identificável. Não há o fornecimento de nota fiscal nem garantia, o que dificulta reclamar junto aos órgãos de defesa do consumidor. É importante ainda ler as instruções e retirar o brinquedo da embalagem antes de entregá-lo à criança, principalmente para aquelas com menos de três anos de idade.

A forma de pagamento é outro item a ser analisado. “Se for efetuado pagamento com o cartão de crédito, deve-se lembrar que não existe valor mínimo para a compra. Para o crediário, é preciso saber o juro mensal, encargos por atraso e outros acréscimos previstos, bem como o preço à vista e o total a prazo”, completou.

Confira dicas para comprar com segurança:

• Faixa etária a que se destina;
• Identificação do fabricante;
• Instruções de uso e de montagem;
• Existência do selo de segurança INMETRO, que indica se o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas em vigor juntamente com o selo de um órgão credenciado.

Para demais dúvidas, a sede do Procon de Içara fica na Rua Altamiro Guimarães, 356, Centro, e atende de segunda as sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.