Florianópolis: Alesc acaba com auxílio-saúde aos deputados

Discussão veio à tona depois que montante utilizado para alguns custeios foi divulgado em julho

Divulgação/Agência Alesc
- PUBLICIDADE -

 

Florianópolis

- PUBLICIDADE -

Por unanimidade entre os deputados presentes (21 votos), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou em turno único, na sessão ordinária de ontem, o fim do pagamento de despesas médicas para parlamentares. Dos deputados do Sul do estado, Ada de Luca (MDB), Manoel Mota (MDB) e Valmir Comin (PP) votaram, os demais não estiveram na sessão. A medida aprovada consta no Projeto de Resolução 3/2018, que terá sua Redação Final votada na sessão desta quinta-feira, 13, para entrar em vigor.

A iniciativa para a revogação do benefício partiu dos deputados Ana Paula Lima, Dirceu Dresch e Luciane Carmanatti, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT), depois que informações sobre os gastos da Assembleia com despesas médicas parlamentares foram divulgadas em julho passado. O projeto revoga uma resolução de 1992 que instituiu o benefício.

Vários deputados se manifestaram sobre a proposta. Os autores afirmaram que não caberia o Parlamento manter o benefício, o qual classificaram como privilégio, e defenderam a promoção do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os deputados destacaram que não tinham conhecimento desta resolução, que foi instituída há 26 anos e cujo trâmite, desde apresentação do projeto até a sua transformação em resolução, ocorreu em quatro dias, quando praticamente todos os membros da atual legislatura não exerciam mandato na Alesc. “A revogação dessa resolução é um ato de justiça com a sociedade catarinense e com o Parlamento”, ressaltaram.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.