Fernando Carneiro recebe homenagem do Mampituba

Sociedade concedeu honraria ao profissional responsável por cerca de 90% dos projetos arquitetônicos do clube na noite de quarta-feira

Foto: Lucas Colombo/DN
- PUBLICIDADE -

Matheus Reis

Criciúma

- PUBLICIDADE -

Das aproximadamente duas mil obras assinadas pelo arquiteto Fernando Jorge da Cunha Carneiro, uma das mais importantes é o Sociedade Recreativa Mampituba. Por participar desde 1964 das atividades do clube e por ser responsável por 90% dos projetos arquitetônicos do local, o arquiteto mais antigo de Santa Catarina recebeu, na quarta-feira, o título de Sócio Benemérito. Na presença de amigos e familiares, Carneiro comemorou a homenagem aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo do clube.

De acordo com o presidente do conselho, Gilberto Bergmann, na história do Mampituba somente 70 pessoas recebem este título e muitos recebem após morrer. Conforme Bergamann, desta vez, a merecida homenagem ocorreu em vida. “Se hoje o Mampituba existe é porque antes de fazermos história tudo aquilo passou pela criatividade, pela caneta e mão do Fernando”, relembra o presidente.

Recordações de uma vida

Fernando Jorge da Cunha Carneiro se formou arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1954 e de lá para cá muitos lugares no Brasil têm um pouco do seu trabalho. “Aqui eu relembro os lugares que ajudei a projetar. Os salões, o complexo das piscinas, com a sauna que, no início, eu e minha mulher fazíamos sozinhos. Hoje são centenas de pessoas passando pro ali todos os dias”, relembra.

Carneiro ressalta que se sente lisonjeado por receber o título. “Sinto-me lisonjeado até demais pelo Gilberto que há tantos anos vejo trabalhar pelo Mampituba que, com certeza, é um dos raros clubes do Brasil que possui uma estrutura tão grande”, pontua.

Além do trabalho realizado nos projetos da Sociedade, Carneiro é responsável pelos projetos da Igreja Nossa Senhora da Salete, no bairro Próspera; pela estrutura da antiga TV Eldorado, onde hoje é a sede da NSC Comunicação em Criciúma; por pelo menos 15 Igrejas, além do Paço Municipal de Içara, que agora passará por revitalização, também sob sua projeção.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.