Estado entrega 139 veículos para Assistência Social

O repasse dos equipamentos quer qualificar a oferta dos serviços sócio assistenciais para famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Nesta segunda-feira, 9, a secretária de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Romanna Remor, entregou veículos para área de assistência social de 139 municípios do estado, com investimento de R$ 7 milhões. A solenidade aconteceu no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

O repasse dos equipamentos tem a finalidade de estruturar a rede de serviços de proteção social básica e proteção social especial de Média Complexidade para ampliar e qualificar a oferta dos serviços sócio assistenciais para famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social. “Ficamos muito felizes em poder entregar estes veículos tão importantes para as equipes de assistência social dos municípios. E agradecemos o empenho e a sensibilização do governador em relação a isso. Os veículos vão facilitar a busca ativa e dar mais agilidade e conforto aos atendimentos”, explica a secretária Romanna.

- PUBLICIDADE -

Os critérios utilizados para a definição dos municípios que foram contemplados foram, pela primeira vez, amplamente discutidos pela câmara técnica da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que é o fórum de negociação entre o Estado e os Municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de assistência Social (SUAS).

O município de Ibirama não foi contemplado com o veículo, mesmo assim, o secretário municipal de assistência social, Filipe Ponchielli dos Reis, apoiou os critérios. “Por priorizar a escolha dos municípios com base em critérios técnicos da CIB e do Colegiado Estadual de Gestores de Assistência Social (Coegemas) , a SST concretiza a gestão compartilhada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Santa Catarina e fortalece a interlocução com os gestores municipais. Iniciativas como essa tornam as decisões mais assertivas e justas”, lembra Filipe.

A Câmara Técnica da CIB sugeriu como critério técnico prioritário, os municípios que nunca receberam qualquer investimento do PACTO na área de assistência social, o segundo critério foi a comprovação de implantação de equipamentos de Média Complexidade, demonstrados no CadSuas em abril de 2018. Como terceiro critério os municípios com o maior Índice de Desenvolvimento do CRAS IDCRAS atualizado em junho de 2017.

Para Vagner de Oliveira , secretário de assistência Social de Joinville e presidente do Colegiado Estadual de Gestores de Assistência Social (Coegemas), a escolha dos municípios nesta nova modalidade foi acertada. “A realidade nos municípios muitas vezes é difícil e sabemos da importância de um veículo exclusivo para a assistência social para viabilizar as visitas, deslocamento para capacitações e atividades diárias nos municípios. É possível que outros municípios sejam incentivados a melhorar seus índices, como o Idcras, e invistam mais na estrutura da assistência social para que futuramente também possam ser beneficiados com um veículo”, destaca.

A vice-presidente da Fecam, prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, recebeu a chave em nome de todos os prefeitos. “Os critérios de definição da câmara técnica da CIB foram muito importantes, pois contemplaram aqueles municípios que realmente estão fazendo algo pela assistência” comemorou Sisi.

Para encerrar a solenidade a secretária Romanna pediu a todos os prefeitos presentes que utilizem o carro exclusivamente para serviços da assistência social, sob pena de terem os carros devolvidos, caso não cumpram a orientação.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.