Balneário Rincão: Bombeiros formam novos guarda-vidas nesta quarta-feira

Somente no Rincão, 49 pessoas devem monitorar 15 postos. Na região Extremo Sul, cerca de 200 pessoas guarnecem

Foto: Arquivo DN
- PUBLICIDADE -

Matheus Reis

Balneário Rincão

- PUBLICIDADE -

Com o aumento das temperaturas em toda a região somadas aos dias de sol, as praias, sobretudo as de Balneário Rincão, já têm recebido inúmeros banhistas. Com a procura das pessoas, é necessário que os guarda-vidas entrem em ação. Embora o trabalho já tenha começado, aos finais de semana, no feriado de 15 de novembro, e a Operação Veraneio tenha iniciado no sábado, 1º, somente a partir desta quinta-feira, 6, todos os guarda-vidas assumem seus postos. Isto porque nesta terça-feira, 5, mais 20 pessoas se formam no curso e se juntam aos que já serviram na última temporada, passaram pelo processo de recertificação e já estão trabalhando. A cerimônia ocorre a partir das 10h, em frente à Prefeitura de Balneário Rincão.

O comandante da 2ª Companhia de Içara, capitão Renan Silvério da Rosa Fernandes, calcula que 200 pessoas atuarão durante a temporada, se somados os números de todos os guarda-vidas que servirão no Litoral Extremo-Sul, guarnecido pelo 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que vai de Balneário Rincão a Passo de Torres. Somente no Rincão serão 49 guardas distribuídos em 15 postos. O trabalho de monitoramente é feito todos os dias das 8h às 20h. Todos eles passaram por formação para estarem aptos ao socorro na praia e também para auxiliarem no projeto Praia Acessível, que utiliza cadeiras adaptadas para possibilitar que pessoas portadoras de deficiência e com mobilidade reduzida entrem no mar para se banhar de forma segura e sob supervisão.

Projeto Golfinho

Além da formação dos guarda-vidas, uma turma do Projeto Golfinho também será formada hoje. O Golfinho é um programa de atividades educativas em segurança de praias oferecido durante a Operação Veraneio do Corpo de Bombeiros onde são trabalhados os aspectos da prevenção e conscientização sobre os perigos do mar, cidadania e meio ambiente com crianças e adolescentes com idade entre sete e 14 anos.

De acordo com o capitão Fernandes, até o final deste mês, 250 crianças da Rede Municipal de Balneário Rincão devem ser formadas e 500 até o final da temporada.

Atividades técnicas

Outro evento também será realizado concomitante às formaturas. É a inauguração da Seção de Atividades Técnicas de Balneário Rincão. Na prática, agora, as pessoas que quiserem abrir um comércio ou realizar um evento na cidade, por exemplo, não precisarão mais se deslocar até Içara. A solicitação de permissão dos bombeiros poderá ser feita na cidade mesmo. O local funcionará na Central do Cidadão, das 12 às 19h.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.