Quanto custa a violência no Brasil?

Em 2014, a violência custou R$ 258 bilhões – 3,14% do PIB, que é o valor dos bens e serviços produzidos no país.

FOTO: ILUSTRAÇÃO
- PUBLICIDADE -

Pesquisadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) calcularam quanto custa a violência no Brasil. O brasileiro gasta muito com segurança particular e perde muitos jovens assassinados.

Em 2014, a violência custou R$ 258 bilhões – 3,14% do PIB, que é o valor dos bens e serviços produzidos no país. Os estados com os mais altos níveis de violência ficam no Nordeste. Isso foi medido pela taxa de homicídios em cada 100 mil habitantes: Alagoas, com 62,42%, o Ceará com 40%, Sergipe com 48,72%.

- PUBLICIDADE -

No Nordeste, a violência aumentou de forma generalizada, segundo o estudo. A exceção foi Pernambuco, que junto com São Paulo e Rio de Janeiro, são os estados que mais reduziram os homicídios no período da pesquisa – de 2000 a 2014.

Ao analisar quanto o crime custa caro para o Brasil, a pesquisa destaca o gasto dos brasileiros com segurança privada. As despesas, neste caso, correspondem a 48% do custo total da criminalidade. É justamente o Nordeste que mais gasta tentando garantir proteção tirando dinheiro do próprio bolso. Segundo o relatório, isso reflete o sentimento da população, que não se sente protegida com o serviço de segurança pública.

O BID destaca ainda que o Brasil é o quarto país do mundo em quantidade de presos, depois dos Estados Unidos, China e Rússia.

O relatório levanta também o perfil das vítimas da violência no Brasil. Em 2014, 35,7% das vítimas assassinadas eram jovens, com idades entre 15 e 24 anos.

Fonte: g1.globo.com

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.