Corpo de Bombeiros alerta para deslizamentos

Duas ocorrências do tipo já foram registradas em Urussanga

Foto: Divulgação/CBM
- PUBLICIDADE -

Devido as chuvas o  Corpo de Bombeiros Militar de Urussanga emitiu um alerta para o risco de deslizamento em áreas de encostas da região através de mensagem pelo whatsapp. Duas ocorrências do tipo já foram registradas na cidade.  Tendo soterrado um veículo na garagem de uma residência no bairro De Brida e a estrutura de outra garagem no bairro Estação.

- PUBLICIDADE -

“A água da chuva penetra no solo e vai lhe saturando até encontrar uma superfície rochosa, o qual desloca essas águas para que encontrem uma saída que normalmente se rompe para o escoamento e causa o deslizamento. Os moradores dessas regiões devem ficar atentos aos sinais de deslizamento como pequenos movimentos de massa (aqueles pequenas porções de terra que deslizam), rachaduras no solo e estruturas fixas, alagamentos e outros”, afirma o comunicado.

 

Em caso de qualquer alteração a orientação é acionar a Defesa Civil do município e sair da residência imediatamente. Caso ocorra um deslizamento, os bombeiros orientam a não remover qualquer detrito, como pedra ou porções do solo, para não ocasionar uma nova ocorrência. “ Neste caso, interdite a área de risco e busque abrigo seguro até o término do período chuvoso. Lonas podem ser utilizadas para cobrir áreas vulneráveis, impedindo a penetração da água no solo. Lembre-se que atrás de todo deslizamento pode haver outro ainda maior por vir”, alerta o comunicado.

 

Em caso de emergência a orientação é procurar a Defesa Civil Municipal ou ligar para os Bombeiros no número 193.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Lucas Colombo
Em: Urussanga

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.