Sem Distritão, mantém-se sistema às Eleições 2018

Veja como votaram os deputados federais de Santa Catarina na PEC 77/03, que previa mudança na forma de eleger deputados e vereadores

- PUBLICIDADE -

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a mudança do sistema para eleger deputados e vereadores prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03. Foram 238 votos contrários, 205 favoráveis e 1 abstenção.

O arquivamento mantém o sistema proporcional, em que as cadeiras são distribuídas de acordo com o desempenho eleitoral de partidos ou coligações.

- PUBLICIDADE -

A proposta rejeitada previa a eleição majoritária de deputados (federais, estaduais e distritais) em 2018 e de vereadores em 2020, o chamado “Distritão”. A partir de 2022, os deputados seriam eleitos pelo sistema distrital misto – segundo o qual, metade das vagas é destinada aos mais votados nos distritos; e a outra metade, preenchida de acordo com a votação dos partidos, em lista preordenada.

Veja como votaram os deputados federais catarinenses e os do Sul em destaque:

Celso Maldaner (PMDB): Sim

Rogério Peninha Mendonça (PMDB): Sim

Ronaldo Benedet (PMDB): Sim

Valdir Colatto (PMDB): Sim

Jorge Boeira (PP): Não

Carmen Zanotto (PPS): Não

Jorginho Mello (PR): Não

Esperidião Amin (PP): Não

Cesar Souza (PSD): Sim

João Paulo Kleinübing (PSD): Não

João Rodrigues (PSD): Sim

Geovania de Sá (PSDB): Não

Décio Lima (PT): Não

Pedro Uczai  (PT): Não

*Mauro Mariani (PMDB) e Marco Tebaldi (PSDB) não compareceram

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.