Prefeito e vice de Nova Veneza participam de Assembleia Geral Ordinária da ADISI

A ADISI é a maior associação do Estado de Santa Catarina, compreende 3 mil hectares com aproximadamente 280 famílias

Foto: Divulgação/DN
- PUBLICIDADE -

Nova Veneza

O prefeito Rogério Frigo (PSDB) e o vice Sérgio Alberto Spilere, o Zé (PSD), participaram nesta quinta-feira, 18, da Assembleia Geral Ordinária da ADISI (Associação de Irrigação e Gestão de Águas Santo Isidoro) para prestação de contas de 2016, projeção de orçamento para 2017 e busca de parcerias entre os municípios de Nova Veneza e Forquilhinha. A ADISI representa cerca de 280 agricultores e produtores de arroz dos municípios de Nova Veneza e Forquilhinha.

- PUBLICIDADE -

Segundo o presidente da ADISI, Sérgio Marini, a ADISI é a maior associação do estado de Santa Catarina, compreende 3 mil hectares com aproximadamente 280 famílias, sendo 80% do território e área produtiva em Nova Veneza e 20% em Forquilhinha. Entre as 22 associação de irrigação do sul do estado a ADISI tem a segunda maior produtividade, foram produzidos 172 sacos por hectare em 2016. “Estamos em uma situação boa e confortável, representamos todas as entidades do estado de Santa Catarina na construção do plano estadual de recursos hídricos, estamos presentes com os técnicos da SDS e EPAGRI/CIRAM no monitoramento do projeto piloto para outorga de todos os produtores de arroz do estado de Santa Catarina, somos presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá e estamos desenvolvendo todas as políticas para nossos recursos hídricos, temos muito trabalho pela frente. A assembleia de hoje foi uma prestação de contas que fizemos para todos os sócios sobre o exercício de 2016 e também uma projeção do orçamento para este ano de 2017, e buscamos parcerias com os município de Nova Veneza e Forquilhinha”, destacou Marini.

Barragem do Rio São Bento

Durante a assembleia estiveram presentes representantes da CASAN (Companhia Catarinense de Água e Saneamento) que explicaram aos associados o funcionamento da Barragem do Rio São Bento, a importância da obra para a região e o cuidado com a água, pois os produtos de arroz dependem da vasão de água liberada pela barragem para a produção. “A Barragem do Rio São Bento é uma obra importante para nossos agricultores e rizicultores. Tivemos uma das maiores safras da história de Nova Veneza neste ano. Iremos dar sempre apoio à associação, aos agricultores e estrutura para que cada ano aumente a safra”, ressaltou o vice-prefeito Sérgio Alberto Spilere.

Segundo o prefeito Rogério Frigo um dos objetivo é incentivar a produção da agricultura no município para fortalecer a economia. “A agricultura e produção de arroz tem grande representatividade na economia do município de Nova Veneza e Forquilhinha. Vamos continuar ajudando as associações de Nova Veneza seja através de convênios, hora máquina, tubos, entre outros materiais, pois o poder público tem que ser incentivador, estar presente e ajudar. Parabéns ao agricultores que em meio à crise tiveram sucesso, a colheita foi boa, mas precisamos de mais ajuda, não só município, mas do governo estadual e federal”, salientou.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.