Sul de Santa Catarina passa a ter Túnel de Vento

O equipamento será lançado pela Unesc nesta quarta-feira, 22, sendo o único na região. O aparelho permitirá analisar o movimento do ar ao redor dos itens inseridos dentro dele

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Criciúma

Observar, simular e pesquisar o comportamento do ar agora é possível na Unesc. Nesta quarta-feira, 22, às 16h30, será lançado um Túnel de Vento no Iparque (Parque Científico e Tecnológico). A instalação, desenvolvida por pesquisadores da Universidade, permite analisar o movimento do ar ao redor dos itens inseridos dentro dele. Com isso, é possível entender os efeitos da passagem do ar através de diversos modelos, como veículos, prédios, hélices, asas de avião, torres, entre outros.

- PUBLICIDADE -

“Os modelos são instrumentados com sensores, que podem medir pressões, forças, torques, velocidades, acelerações e ruídos. A disponibilidade de um equipamento deste porte na região vai trazer inúmeros benefícios para instituições de ensino e empresas, pois diferentes estudos e desenvolvimentos poderão ser realizados com ele”, comentou o gerente do Instituto de Engenharia e Tecnologia (IDT) da Unesc, Ramon Silveira.

Com a dimensão de 7,5 metros de comprimento, o Túnel de Vento traz uma velocidade máxima de até 60 km/h, com auxílio de simulações via softwares. Segundo Silveira, ele é único no sul de Santa Catarina. “Considerando a escala do equipamento e as possibilidades de sua expansão e instrumentação, o Túnel pode ser considerado único no sul do Estado e poderá proporcionar inúmeros projetos inovadores”, comenta.

Para os estudantes da Unesc o equipamento servirá como um instrumento de aprendizado prático na verificação de efeitos geométricos, cinemáticos e dinâmicos sendo utilizado nas áreas de Engenharia Mecânica, Civil e Ambiental, além de Arquitetura e Design.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Criciúma

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.