Outono começa dia 20 e meteorologistas já observam mudanças no comportamento do tempo em SC

O verão, que neste ano foi marcado por muito calor em Santa Catarina, vai chegando ao fim no Hemisfério Sul

Foto: Divulgação/DN
- PUBLICIDADE -

Criciúma

O verão, que neste ano foi marcado por muito calor em Santa Catarina, vai chegando ao fim no Hemisfério Sul. Com a aproximação do outono, que começa no dia 20 de março às 07h29, os meteorologistas da Epagri/Ciram já observam mudanças no comportamento da atmosfera, como frentes frias chegando com mais frequência ao Sul do Brasil.

- PUBLICIDADE -

A segunda-feira, 13, começou com sol e poucas nuvens na maior parte de Santa Catarina. No Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis mais nuvens no período da manhã. A temperatura estará agradável, mais baixa em relação aos dias anteriores. Em Urupema, no amanhecer desta segunda-feira, as temperaturas chegaram a  4,4° C, e Urubici 7,4° C. Em outras regiões, como no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte os termômetros marcaram em torno de 12°C a 14°C. O vento sopra de sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. “Na madrugada desta terça-feira, 14, a temperatura continua agradável, devido a massa de ar frio que passa pelo Estado. Na quarta, quinta e sexta-feira as temperaturas voltam a subir e com isso retornam as pancadas de chuvas de final do dia. A partir de agora a característica de madrugadas de temperatura agradável e durante o dia mais elevadas serão frequentes, por estar iniciando o período do outono”, explicou a meteorologista da Epagri/Ciram Laura Rodrigues.

Frente Fria

No domingo, 12, a passagem de uma frente fria em deslocamento ao Litoral de Santa Catarina trouxe chuva forte, ventos acima de 60 km/h e granizo isolado. O mau tempo provocou estragos em diferentes regiões do Estado. Equipes da Celesc e da Defesa Civil de Santa Catarina trabalharam para amenizar os problemas. Não houve registro de feridos.

Previsão para março, abril e maio

A previsão é de chuva próxima à média climática em SC, no trimestre. A chuva deve ser melhor distribuída no tempo no mês de março, em relação a fevereiro. Outra característica que deve marcar o trimestre é a diferença dos valores mensais de chuva, intercalando um mês mais seco com outro mais chuvoso.

Neste mês de março, os temporais ainda ocorrem com frequência e muitas vezes a chuva vem acompanhada de forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania em períodos curtos. Nesta época do ano é comum também a ocorrência de ciclones que causam chuva e ventos fortes na região. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano)

Em março diminui a chuva de verão (convectiva) e, principalmente a partir da segunda quinzena, as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil e são responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. A média climática de precipitação em março varia entre 120 mm e 140 mm no Meio Oeste e Planalto, e de 160 a 200 mm nas outras regiões. Em abril e maio, a chuva diminui e a média mensal fica em torno de 100 mm a 170 mm, no Estado.

Temperatura

No trimestre, a previsão é temperatura próxima a acima da média climática, com o fim do verão e o início de outono típicos em SC, com dias quentes e úmidos mais frequentes em boa parte dos dia de março. No fim de março e abril chegam às primeiras massas de ar frio com formação de geada e nevoeiros em algumas localidades do Estado, sobretudo no Planalto Sul. Em maio, massas de ar frio intensas atingem o Sul do Brasil, deixando a temperatura mais baixa, por vezes com geada ampla em Santa Catarina.Mesmo assim,eventos prolongados de temperatura elevada (acima de 30ºC) podem ocorrer,especialmente no mês de maio,caracterizando os veranicos.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.