- PUBLICIDADE -

Suelen Bongiolo
Morro da Fumaça/Siderópolis

Vitalidade. É essa palavra simples que resume um pouco de como é o senhor Otávio Sorato, de 99 anos. Morador do distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça, ele esbanja simpatia, lucidez e energia. Apesar de dizer que “faltam forças” para continuar trabalhando no campo, onde dedicou a maior parte desse quase um século de vida, ele é um exemplo de quem conseguiu já estar perto de comemorar o centenário – momento aguardado ansiosamente por ele.

- PUBLICIDADE -

O senhor carismático, dono de uma barba longa e branca, não hesita quando é questionado sobre qual é o segredo para tanta longevidade e vitalidade. A explicação, para ele, é uma só: a alimentação. Com raízes fincadas no meio rural, onde ainda mora, ele sempre tirou da própria plantação a comida que vai à mesa da família. “Nós só comprávamos o sal, porque não dava para produzir. Mas o resto nós não comprávamos nada na venda. Era tudo feito na roça. Até hoje nós compramos muito pouca coisa. É só o arroz, a farinha e o açúcar. Mas é maravilhoso quando a gente come aquilo que planta. A gente sabe o que é que se bota na boca. Hoje é um perigo”, comenta, lamentando a presença cada vez maior de agrotóxicos e pesticidas nos produtos.

Peixe e vinho

Entretanto, de todos os alimentos, dois são considerados pelo idoso as verdadeiras “peças-chaves” para chegar tão longe no estágio da vida. “Eu vivo bem dizer só de peixe. Não tem comida que o supera. E tem a bebida, que tomo há 80 anos, que é o vinho. Feito em casa ainda, porque aquele comprado eu não me arrisco muito”, acrescenta.

Felicidade como chave para viver mais

Se para seu Otávio a alimentação é o segredo da longevidade, para dona Maria Otília de Souza, de 98 anos, a chave para uma velhice prolongada é outra. “Foi porque eu tive uma vida feliz. Eu fui feliz com o marido e com os filhos. Eu não tenho nada para reclamar deles. Foi uma vida feliz mesmo”, destaca com firmeza.

Confira a reportagem completa na edição desta terça-feira, 19, do jornal Diário de Notícias.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Suelen Bongiolo
Em: Morro da Fumaça/Siderópolis

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.