Início da cobrança da taxa de esgoto em Içara impacta população

Moradores alegam que valor já veio na fatura, mas que residências ainda não estão ligadas à rede

- PUBLICIDADE -

Bruna Borges

Içara

- PUBLICIDADE -

Iria Damiani, moradora do bairro Jaqueline, se surpreendeu com o valor que veio na fatura da Casan, que deverá ser paga até dia 17 de dezembro. Além dos R$ 104,04 referentes ao consumo da água, veio mais o mesmo valor de taxa pelo tratamento do esgoto, que somada à taxa de coleta de lixo resultou num valor de R$ 222,66. “Ninguém veio explicar para nós que iria aumentar. Só veio a fatura para pagar. Poderia ser uma tarifa mais barata”, reclama, dizendo que a residência ainda não está ligada na nova rede de esgoto.

A mesma reclamação é feita pelo vizinho Reginaldo Paulo Lima, que diz não conseguir fazer a ligação da casa com a rede por que a residência está abaixo do nível. “E parece que Estação de Tratamento (ETE) não está funcionando, porque teve gente que ligou na rede, mas o esgoto voltou. Fomos numa reunião e o pessoal combinou de não pagar a conta neste mês”, relata Reginaldo.

“Todos foram informados em março”, diz chefe da Casan

O chefe da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) em Içara, Acioni da Silva, por sua vez, diz que os moradores dos cinco bairros contemplados com o esgotamento sanitário – Cristo Rei, Raichaski, Centro, Jardim Elizabete e Jaqueline – foram avisados desde março sobre a necessidade de fazer a ligação à rede e sobre a cobrança. “Foram entregues informativos em todas as residências explicando como fazer a ligação, que é um procedimento bastante simples”, sublinha.

No meio tempo entre a entrega dos informativos até agora houve um problema na ETE que precisou ser corrigido, segundo Silva. “A Casan fez o reparo necessário e em agosto a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) fez a vistoria para liberação à cobrança da taxa. A Aresc constatou que o esgoto está sendo bem tratado e a água saindo dentro dos padrões”, salienta o chefe.

Confira a matéria completa no DN desta sexta-feira

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Içara

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.