Defesa Civil alerta para temporal em Araranguá e Litoral Sul

As rajadas de vento ficarão acima de 60 km/h. O fenômeno é devido à passagem de uma frente fria em deslocamento pelo litoral de Santa Catarina

- PUBLICIDADE -

Araranguá                                                                                       

A mudança climática neste domingo, 12, acarretará pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, conforme a Epagri/Ciram.

- PUBLICIDADE -

A Defesa Civil alerta para vendaval e granizo em Araranguá e para que a população fique longe de postes e árvores.

As rajadas de vento ficarão acima de 60 km/h. O fenômeno é devido à passagem de uma frente fria em deslocamento pelo litoral de Santa Catarina.

Recomendações

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: Não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.