Aulas de violão incentivam aprendizado nas escolas de Cocal do Sul

Projeto é realizado desde 2014, atendendo aproximadamente 100 alunos de três instituições de ensino municipais

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Cocal do Sul

Estudantes das três maiores escolas municipais de Cocal do Sul aprendem, em sala de aula, muito mais do que os tradicionais conhecimentos que compõem a grade curricular. Nas instituições Demétrio Bettiol, Cristo Rei e José Perucchi a iniciação musical, por meio das aulas de violão, é uma opção presente e garante oportunidade para os alunos desenvolverem novos talentos.

- PUBLICIDADE -

“A cada ano que participo me interesso ainda mais. Comecei a estudar para me aprimorar. Estou há três anos no projeto e há cinco toco violão. Acho uma atividade importante, pois trabalha a coordenação motora, insere o jovem no mundo da música e estimula o aprendizado e rendimento escolar”, relata a aluna Alice Silva Guise, de 14 anos.

O estudante Luan Borges, de 12 anos, é um dos iniciantes. Ele tem um violão em casa e recebeu o incentivo dos amigos para participar. “Ganhei o instrumento, mas não tinha oportunidade de aprender. Tenho muita vontade e agora vou me dedicar. Quero aproveitar, pois não tenho outro lugar para aprender a não ser na escola”, ressalta.

Já para a adolescente Alexia dos Santos Colle, de 13 anos, as aulas são uma motivação à parte. “Aprendi a tocar por meio das aulas na escola. É uma cultura que faz bem pra gente”, observa.

O projeto “Aulas de Violão” é mantido pelo Governo Municipal desde 2014, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura. As aulas tiveram início na última semana e são realizadas no contraturno, uma vez por semana. Elas são ministradas pelo professor Gabriel Pessi Da Rolt.  Inicialmente aproximdamente 100 alunos estão inscritos. “Nosso objetivo é oferecer capacitação musical aos nossos alunos. A iniciativa também representa uma oportunidade para eles descobrirem o seu talento musical e, posteriormente, participarem de apresentação em público. Além disso, a cada ano, nos sentimos mais motivados pelo interesse dos participantes. É sinal de que a música faz a diferença na vida desses estudantes”, destaca.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na secretaria das escolas. As aulas de violão são gratuitas.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Cocal do Sul

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.