Secovi Sul/SC amplia discussão sobre direitos de inquilinos e locatários

Dilema da ocupação e desocupação de imóveis locados será debatido em curso promovido em maio, na Acic

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Criciúma

Nos dias 15, 16 e 17 de maio, o Sindicato da Habitação Sul (Secovi Sul/SC) realiza o curso “Aspectos práticos do procedimento para entrega das chaves e rescisão de contratos de locação”. O tema dá continuidade ao seminário sobre vistoria de imóveis, realizado no ano passado também pelo professor Edemar Zimmerman, consultor nacional do Secovi e uma das maiores autoridades no assunto. O encontro acontece na Acic, das 19 às 22 horas.

- PUBLICIDADE -

Tema recorrente no mundo imobiliário, o momento de ocupar ou deixar um imóvel alugado muitas vezes gera discrepância. Há reclamações dos dois lados e a imobiliária precisa estar preparada para resolver a situação baseada na legislação. “Vou reforçar aspectos legais da nova Lei do Inquilinato para o término da locação, responsabilidade pela pintura do imóvel, avaliação de danos, cobrança de aluguel atrasado, multa contratual e outros”, explica Zimmerman.

Segredo na elaboração do contrato

O facilitador do curso reforça que a elaboração de um contrato perfeito, com boas vistorias antes da ocupação do imóvel e com termos de rescisão bem definidos, é a chave para evitar transtornos. “Informar o inquilino apenas com troca de conversas e sem papel assinado é complicado. É necessário detalhar tudo, desde uma simples rachadura até a cor da tinta utilizada, além, claro, de viabilizar um documento com validade jurídica”, alerta.

O presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino, atendeu ao pedido das quase 300 empresas do ramo imobiliário na área de abrangência da entidade. “O tema é vasto e o segmento solicitou mais informações. Zimmerman vai abordar também relações humanas e cases reais, que sempre enriquecem a experiência para quem trabalha com o público”, pontua Sabino.

Sobre o facilitador

Edemar Zimermann Junior é consultor imobiliário, especialista na Gestão Operacional de Vendas e Locação de Imóveis, especialista em Direito Imobiliário Aplicado à Gestão Empresarial (PUC-PR), graduado em Gestão de Negócios Imobiliários (PUC-PR), corretor de imóveis e avaliador imobiliário. Profissional atuante no mercado imobiliário no gerenciamento, coordenação e treinamento de equipes de angariação e avaliações imobiliárias e Instrutor de Treinamentos InCompany.

As inscrições já estão abertas pelo e-mail secovicr@gmail.com ou pelo telefone 3437-6039.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Criciúma

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.