Pinguins são encontrados mortos na orla do Balneário Rincão

Polícia Militar Ambiental de Maracajá foi acionada na tarde deste domingo, dia 23, para atender a ocorrência

Foto: Kiko Della Giustina
- PUBLICIDADE -

Balneário Rincão

Na manhã deste domingo, dia 23, moradores e turistas que circulavam pela orla de Balneário Rincão encontraram pinguins mortos junto à faixa de areia. A ocorrência chamou a atenção de quem passava pelo local, que logo acionaram a Polícia Militar Ambiental, com sede em Maracajá, para recolher os animais.

- PUBLICIDADE -

Segundo o Cabo Zago, da Polícia Militar Ambiental, a guarnição estava prestando atendimento em outro município da região e passou a realizar patrulhas na orla marítima durante o fim da tarde e início da noite deste domingo.

Já a Secretaria de Pesca, Agricultura e Meio Ambiente de Balneário Rincão ainda não havia sido notificada sobre o caso. “Nesse período acaba sendo normal isso acontecer, mas não recebi nenhuma denúncia sobre isso. Só fui informado sobre pinguins vivos e um leão marinho que estavam ontem (sábado) na orla”, comenta o engenheiro ambiental da secretaria, Paulo Amboni.

Ocorrências comuns nesta época

De acordo com o Cabo Zago, ocorrências como esta são comuns durante o período. “Nessa época do ano, esses animais migram para as regiões mais quentes, o que provoca desgaste neles. Eles pegam correntes marítimas e chegam muito magros ou debilitados”, explica.

A orientação passada para quem ver um animal marinho na orla é nunca encostar nele ou recolhê-lo. Também é fundamental acionar os órgãos competentes – como as Secretarias ou Fundações Municipais de Meio Ambiente e a Polícia Militar Ambiental –, que verificarão se os animais estão machucados ou apenas descansando.

Caso o animal apresente algum ferimento, ele é recolhido pela Polícia Ambiental e encaminhado para Florianópolis, onde receberá o atendimento necessário. Já os que tiverem parados apenas para descanso, serão deixados no local para retornarem ao mar.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Por: Suelen Bongiolo
Em: Balneário Rincão

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.