Pastoral da Aids partilhará experiência em seminário regional

Evento ocorre entre os dias 19 e 21 de maio, em Palhoça, e contará com a presença de representantes do Sul de SC

Missa organizada pela Pastoral da AIDS / Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Palhoça

Entre os dias 19 e 21 de maio, a Casa de Retiros Monte Carmelo, em Palhoça, acolhe o Seminário Regional da Pastoral da Aids e da Pastoral Carcerária. No desejo de refletir e implantar, no Regional Sul 4 da CNBB, uma atividade pastoral com os portadores do vírus HIV/Aids, o evento também pretende atingir familiares e pessoas que atuam na área da saúde e agentes das Pastorais Sociais das dez dioceses do Estado de Santa Catarina.

- PUBLICIDADE -

Na ocasião, a coordenação da Pastoral da Aids da Paróquia São Donato, que faz parte da Diocese de Criciúma, pioneira no Estado, fará uma partilha sobre as ações realizadas e resultados obtidos, especialmente no município de Içara. Participarão do encontro as coordenadoras do serviço de pastoral, Mara Rubia Scremin e Samira Abdenur. Ambas falarão sobre a importância do trabalho desenvolvido e, mais do que isso, sobre a importância de a Igreja estar inserida neste âmbito. Conforme Mara, já existem paróquias na Diocese interessadas em implantar esta mesma pastoral em suas comunidades.

A epidemia da Aids é uma realidade desde 1980. Muitas pessoas, organizações e setores da sociedade se empenham há muitos anos no controle do avanço do vírus HIV/Aids através de informação, trabalhos preventivos e educacionais. A CNBB, preocupada com esta realidade, incluiu na Comissão Episcopal Pastoral Caridade, Justiça e Paz a Pastoral da Aids, que busca ser um serviço de atuação no enfrentamento da epidemia do vírus.

O Estado de Santa Catarina ainda não possui uma articulação regional da Pastoral da Aids. Pensando nisso e, à luz da Ação Evangelizadora do Plano Regional de Pastoral (2015-2019), a Coordenação Regional da Pastoral Carcerária e Pastorais Sociais realizam este seminário como forma de sensibilização e articulação deste âmbito pastoral.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Palhoça

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.