Museu Augusto Casagrande participa da Semana Nacional de Museus

Mostra “Imigração Italiana e seu Legado” faz parte da programação que visa comemorar o Dia Internacional dos Museus

Foto: Jhulian Pereira/Arquivo Decom
- PUBLICIDADE -

Em alusão ao Dia Internacional dos Museus, celebrado na quinta-feira (18), a Prefeitura de Criciúma, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), disponibilizou nesta segunda-feira (15), a exposição “Imigração Italiana e seu Legado”. A mostra integra a 15ª Semana Nacional de Museus e fica à disposição dos moradores até sexta-feira (19), no Museu Augusto Casagrande.

Em 2017, o Dia Internacional dos Museus visa retratar o tema “Museus e Histórias Controversas – dizer o indizível em museus”. “Em Criciúma, nosso objetivo é ressaltar um pouco da cultura italiana, que é tão presente na colonização da nossa cidade”, comenta o coordenador do Museu Augusto Casagrande, Realdo de Medeiros.

- PUBLICIDADE -

O acervo da residência localizada na rua Cecília Darós Casagrande, no bairro Comerciário, conta com mais de 1,8 mil peças. “São artefatos que pertenceram a várias etnias, gerações e famílias”, explica o coordenador. O local possui rampas e elevador para o acesso de pessoas com deficiência, conforme estabelece o Estatuto de Museus.

O Museu Augusto Casagrande funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (48) 3445-8844.

Augusto Casagrande

Nascido em Treviso, na Itália, Augusto Casagrande foi um dos primeiros imigrantes italianos a pisar em Criciúma, e um dos primeiros moradores a construir a própria casa, localizada no bairro Comerciário. A família Casagrande doou a residência em 1978 à Prefeitura de Criciúma, que se comprometeu a transformá-la em um museu: o Museu Augusto Casagrande.

A inauguração do museu ocorreu em 1980, durante as comemorações do centenário de Criciúma. Hoje a residência abriga móveis, utensílios, roupas, armas, documentos, fotografias, objetos de uso pessoal e doméstico, peças de arte sacra, peças indígenas, além de equipamentos que relembram a mineração.

Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). Em 2016, mais de 35 mil museus de 145 países celebraram a data comemorativa. A 15ª Semana Nacional de Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e mobiliza mais de mil museus em todo o Brasil.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Criciúma

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.