Livro “Comerciantes de Meu Tempo” terá manhã de autógrafos neste sábado

A partir das 10 horas, o autor da obra, João Benedet, estará na Livraria Fátima autografando exemplares e recebendo o público

- PUBLICIDADE -

Criciúma

Lançado em novembro de 2012, o livro Comerciantes de Meu Tempo, de autoria do comerciante João Abel Benedet, será novamente destaque na Manhã de Autógrafos, promovida pela Livraria Fátima, neste sábado, 27, às 10 horas, no auditório da loja, localizado na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma.

- PUBLICIDADE -

A publicação retrata o comércio da década de 1950 até 1980, focada nos primeiros estabelecimentos comerciais, catalogados por Benedet. São mais de duzentos, poucos deles ainda em atividade, cujas histórias são lembradas pelo autor, que apelou apenas a sua memória, contando também com a ajuda de familiares e de alguns envolvidos.

Os estabelecimentos foram divididos por segmento do comércio: tecidos, confecções, alfaiatarias e calçados; armazéns, supermercados e atacados de bebidas; materiais de construção e ferragens; farmácias e drogarias; padarias e panificadoras; eletrodomésticos; relojoarias, joalherias e óticas; hotéis, bares e restaurantes; veículos e autopeças; postos de gasolina; atividades diversas. Além disso, o livro aborda um pouco da história da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e bancos.

Segundo Benedet, foram enfrentadas dificuldades ao longo desses mais de 50 anos, entre elas, a falta de crédito, a exagerada carga tributária incidente sobre os produtos e atividades, além da falta de comunicação com outras cidades e as péssimas condições das estradas para as viagens de negócios.

Sobre o autor

João Benedet é natural de Tubarão, vindo para Criciúma em 1950 para dirigir a filial das Casas Pernambucanas e, três anos depois, passou a desempenhar suas atividades na Casa Leão. Em 1957, estabeleceu-se com a Casa Imperial, ainda hoje em atividade, na Praça Nereu Ramos.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Criciúma

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.