Hospitais buscam saídas para crise durante Seminário Regional

Evento reuniu gestores hospitalares da região Sul, além de autoridades, representantes de entidades nacionais, parlamentares e membros da Secretaria de Estado da Saúde

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Criciúma

A Associação e Federação dos Hospitais de Santa Catarina e a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (Ahesc-Fehoesc-Fehosc), promoveram nesta quinta e sexta-feira, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) o Seminário Regional – Etapa Criciúma, para debater temas de interesse do setor. O evento reuniu um número expressivo de gestores hospitalares da região Sul, além de autoridades, representantes de entidades nacionais, parlamentares e membros da Secretaria de Estado da Saúde.

- PUBLICIDADE -

As entidades hospitalares de Santa Catarina levaram para o debate a realidade dramática em que se encontram os hospitais privados e filantrópicos, responsáveis por 70% dos atendimentos SUS em Santa Catarina. Durante o evento,  as autoridades abordaram as principais dificuldades enfrentadas pelo setor, como os atrasos nos pagamentos por parte do governo, além de defasagens históricas como a Tabela do SUS.

O presidente da Ahesc, Altamiro Bittencourt, destacou que é preciso unir os gestores de todo país, para pressionar por uma revisão do pacto federativo e dos modelos de contratualização. “Nós temos gasto um tempo precioso e recursos valiosos para cobrar o pagamento de serviços já prestados”, alertou. Só em Santa Catarina, a dívida do Governo do Estado ultrapassa os R$ 20 milhões.

O prefeito de Cocal do Sul e presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Ademir Magnanin, traçou um perfil do caos na saúde e apontou a irresponsabilidade política como um dos pontos negativos que afetam a saúde no país. “Precisamos unir as categorias. Precisamos unir forças pelo fortalecimento do SUS e aumento da tabela, para podermos dar continuidade aos atendimentos com qualidade à população”, comentou.

Neste ano, as entidades hospitalares ainda realizarão duas outras etapas do Seminário Regional em Santa Catarina, em data e local a serem definidos.

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Criciúma

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.