Feirinha de Mães Empreendedoras movimenta fim de semana

A Cria na Roda já está na quarta edição e conta com mais de 40 expositoras entre Criciúma e Tubarão

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Criciúma/Tubarão

Neste fim de semana, Criciúma e Tubarão recebem mais uma edição da Cria na Roda. Sábado, dia 8, a partir das 11h, o evento acontece na Praça da Igreja de Oficinas, em Tubarão. Já no domingo, dia 9, a partir das 13h30min, ele ocorre na Praça do Congresso, em Criciúma. Na feirinha, os visitantes poderão conferir o trabalho de mães criativas e empreendedoras, que largaram os empregos para ter mais tempo de qualidade com os filhos e descobriram outras formas de se ocupar e contribuir para o orçamento familiar.

- PUBLICIDADE -

A Feirinha de Mães Empreendedoras está na quarta edição e já conta com 42 expositoras entre Criciúma e Tubarão. Entre os trabalhos estão artesanatos, roupas e acessórios infantis, artigos para casa, doces e ervas naturais. “Todo mês acontece um pique-nique ali na praça. Eu e a Fernanda, que é enfermeira do grupo Parteiras do Sul e estava acompanhando a minha gestação, participamos de um e vimos a oportunidade de criar algo parecido, mas que fosse mais focado para o nosso público”, conta Thandra Leães, mãe da Bell de apenas seis meses, e umas das idealizadoras do projeto.

A feirinha deu tão certo que elas resolveram expandir a ideia. “Não podia ficar só entre nós, temos muitos talentos ali”, comenta Thandra. E foi aí que a feira passou a acontecer na Praça do Congresso, no centro de Criciúma, e logo se expandiu também para Tubarão.

Ao longo do tempo outras mães foram se identificando com a proposta, como a enfermeira Janaina de Matos que, ainda durante a gestação decidiu abrir mão do emprego para se dedicar totalmente à filha Julia, hoje com cinco anos. “Aos cinco meses de gestação, descobrimos que a Julia havia sofrido um AVC intrauterino e que nasceria com problemas neurológicos que ainda não sabíamos quais. Foi aí que decidi que não voltaria a trabalhar para cuidar dela em tempo integral”, comenta.

Em meio a rotina com a filha, Janaina sentiu necessidade de ter outra ocupação e começou a fazer laços para a bebê. “Eu morava no Rio Grande do Sul e o pessoal da região começou a gostar dos laços e fazer encomendas. Foi aí que eu vi uma oportunidade de poder trabalhar, ter meu dinheiro, cuidar da minha filha e ainda ajudar nas despesas da casa”, relembra.

Foi enquanto aguardava uma consulta da filha que Janaina ficou sabendo da Cria na Roda. “Eu havia voltado pra região fazia pouco tempo e estava sem clientela, quando vi a reportagem sobre a Cria na Roda me identifiquei na hora”, diz.

Mas a Cria na Roda vai muito além de uma feirinha. É também uma rede de apoio onde mulheres que vivem o mesmo momento, as mesmas dificuldades, podem trocar experiências e compartilhar as vivências dentro da maternidade. “O Cria mudou minha vida no sentido de que, além de estar divulgando o meu trabalho, eu posso conviver com outras mães que passam pela mesma situação que eu”, afirma Janaina.

A Cria na Roda acontece todo primeiro sábado do mês na Praça da Igreja de Oficinas, em Tubarão, e domingo na Praça do Congresso, em Criciúma. Além do projeto Cria Itinerante, que leva a feira para outros eventos da região, como a Festa de Caravagio e o aniversário do Pamif. A próxima será na Festa da Tainha, que acontece entre os dias 13 e 16 de julho, em Balneário Rincão.

Para os visitantes, a Cria na Roda preparou uma promoção pra lá de especial. “A cada R$50 de compras na feira você concorre, no fim do ano, a uma cesta linda com os produtos das nossas mamães”, ressalta Thandra.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Criciúma/Tubarão

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.