Escola Melchíades Bonifácio Espíndola celebra 63 anos

Para marcar a data, a comissão organizadora fez uma exposição de fotos dos ex-alunos que são personalidades conhecidas dentro e fora do município

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Balneário Rincão

A Escola de Educação Básica Melchíades Bonifácio Espíndola, de Balneário Rincão, comemorou 63 anos de história. Para marcar a data, a comissão organizadora fez uma exposição de fotos dos ex-alunos que são personalidades conhecidas, como o vereador Ramires Lino, o jogador de futebol João Afonso e o prefeito Jairo Celoy Custódio.

- PUBLICIDADE -

Durante o dia do aniversário, no período matutino e vespertino, as turmas trouxeram as tortas que foram compartilhadas com toda a comunidade escolar. “Antes da partilha, foi feita uma oração em agradecimento aos 63 anos e cantado os parabéns”, explicou a diretora da escola, Débora Formetin.

A Escola de Educação Básica Melchíades Bonifácio Espíndola foi fundada no dia 29 de maio de 1954, pois foi observado que muitas crianças de Balneário Rincão não tinham a oportunidade de frequentar uma sala de aula. Então convidaram a professora Joana Rosa dos Santos, que morava na Sanga Funda, para alfabetizar os alunos. No começo, as aulas eram lecionadas numa casa, onde no verão funcionava um restaurante. Acabando a temporada, o local era cedido para abrigar a escola. A residência pertencia a Vital Mariano e ficava próximo à Igrejinha, onde hoje funciona o Museu da cidade.

A primeira sede própria da escola foi construída com madeira da antiga Igreja. A nova sede estava localizada próximo ao restaurante de Pedro Luiz. Alguns anos mais tarde, a sede da escola mudou para o prédio onde atualmente funciona a Polícia Militar. Nesses primeiros anos de história, eram oferecidas aulas somente às turmas do ensino Primário.

Em 31 de dezembro de 1961, a escola passou a pertencer ao Estado de Santa Catarina, com o nome de Escola Isolada Arroio Rincão, mudando para Escola Isolada Praia do Rincão.

No final dos anos 60, foi solicitado à Secretaria de Estado a autorização para o funcionamento do Ensino Fundamental Completo, com turmas da 1ª até a 8ª séries. Para isso, houve a necessidade da construção de um espaço maior. Foi assim que chegou à sede no endereço atual, que fica na rua Getúlio Vargas, no Centro.

Como passou a oferecer o ensino básico, a instituição de ensino precisou mudar a nomenclatura. A denominação oficial do estabelecimento passou a ser Escola Básica Melchíades Bonifácio Espíndola. A origem do nome da instituição foi uma homenagem ao cidadão Melchíades Bonifácio Espíndola, que contribuiu para a emancipação do município de Içara.

No começo de 1997, a então diretora Doris de Iolanda Dagostim dos Santos entrou com novo processo pedindo a criação do Ensino Médio. Em novembro, a 3ª Coordenadoria Regional de Educação fez uma vistoria na unidade escolar e emitiu parecer favorável à implantação. No dia 6 de fevereiro de 1998, O Conselho Estadual de Educação remeteu autorização para o funcionamento do Ensino Médio, que foi aprovado na Sessão Plenária do dia 20 de janeiro de 1998.

Ao completar 63 anos, a escola conta com aproximadamente 600 alunos, 45 professores e funcionamento nos três períodos. Hoje é oferecido também para os alunos o Programa Novo Mais Educação e SAED. Além disso, também é desenvolvido o Projeto Leitura e Hino Nacional, ocorrendo vários eventos durante o ano letivo.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar
Em: Balneário Rincão

NOTA: O DN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.